Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética Adeus, ar condicionado? Este novo ma...

Adeus, ar condicionado? Este novo material mantém as casas frescas

'Papel arrefecedor' é um novo material que foi criado por um cientista chinês que permite baixar a temperatura da divisão de uma casa em até dez graus. Não requer eletricidade e é 100% reciclável.

Adeus, ar condicionado? Este novo material mantém as casas frescas

Um cientista chinês, Yi Zheng, criou um novo material criado em laboratório permite baixar a temperatura da divisão de uma casa em até dez graus. De acordo com o Free Think, este aparelho não requer eletricidade e é 100% reciclável.

Segundo o jornal digital, à escala mundial, o ar condicionado é um dos grandes responsáveis pelo aumento do efeito de estufa. Por isso, é importante arranjar alternativas e formas de reduzir o seu uso, sustenta.

Ainda assim, não significa que tenham que ser totalmente substituídos para bem do ambiente, pois o ar condicionado poderá articular-se com estratégias de edifícios de baixo consumo energético e com sistemas solares fotovoltaicos, ou outras fontes de energia renovável, lê-se no artigo. 

Este novo material permite refletir os raios do Sol nos telhados e até absorve o calor de casas e edifícios e irradia-o. É feito de papel reciclável, faz notar o Free Think.

Com as temperaturas a aumentarem a nível mundial, cada vez mais pessoas optam por instalar ar condicionado. Segundo a plataforma norte-americana, na China, por exemplo, há mais aparelhos de ar condicionado do que casas. Além de ser mau para o ambiente, o ar condicionado é dispendioso e gasta muita eletricidade.

Com isto em mente, Yi Zheng criou o material que chama de 'papel arrefecedor'. De acordo com o Free Think, o investigador chinês espera mesmo que um dia as pessoas embrulhem as suas casas neste material para evitar que sobreaqueçam.

Não requer eletricidade, é 100% reciclável e pode reduzir a temperatura de uma divisão em até dez graus centígrados. O papel tem a capacidade de repelir calor uma vez que é produzido com o material que compõe o teflon, um plástico que que não deixa o ovo estrelado colar à frigideira e que foi usado nas válvulas da bomba atómica lançada em 1945 em Hiroshima.

Leia Também: Prepare-se para o verão e aprenda a utilizar (melhor) o ar condicionado

Campo obrigatório