Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Esta casa na árvore não prejudica o ...

Esta casa na árvore não prejudica o ambiente, mistura-se nele

A preocupação da equipa recaiu no mínimo de penetração possível na árvore. A estrutura foi desenhada por Sebastian Cox, em colaboração com a empresa Root and Shoot e o engenheiro Timberwright.

Casa na árvore - Esta casa na árvore não prejudica o ambiente, mas mistura-se nele

Notícias ao Minuto

09:39 - 25/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Casa na árvore

Depois de requisitado um espaço de brincar para os seus filhos, que proporcionasse também um contacto mais próximo com a natureza, nasceu um conceito de uma casa na árvore que não prejudica o ambiente, mas sim mistura-se nele. É o caso desta casa da árvore em Hertfordshire, no Reino Unido, obra de Sebastian Cox

"Projetada e feita por nosso estúdio e oficina, esta é uma estrutura subtil, feita para complementar um grande atlas de cedro e se tornar um espaço de diversão e aventura", lê-se na nota descritiva do projeto, na página oficial do atelier.

A preocupação da equipa recaiu no mínimo de penetração possível na árvore. “Toda a estrutura é construída sobre duas vigas de castanheiro que está ancorada à árvore em apenas quatro pontos”.

Em colaboração com uma empresa especialista neste conceito, Root and Shoot, e o engenheiro Timberwright, os designers queriam criar uma estrutura que se difundisse com a árvore, por isso evitaram colocar postes até o solo. Assim, a casa de 2,5 por 2,3 metros é construída sobre duas vigas. Uma decisão motivada pelo desejo de minimizar qualquer dano à árvore, tanto quanto possível, faz notar o idealista.

"A estrutura interna da casa da árvore é feita de freixo inglês com encaixes e espigas, inspirando-se na flexibilidade e força dos edifícios medievais. Sob cresceu durante sua infância", refere a equipa.

"Esta moldura é folheada a larício chamuscado (para criar as paredes externas) e tremores de castanha fendidos (no telhado). Uma balaustrada de castanha cortada completa o corrimão externo", sustentam.

Saliente-se que este trabalho está em linha com outros realizados pelo estúdio Sebastian Cox, que se especializou no trabalho artesanal e com forte sentido de sustentabilidade.

Leia Também: Já abriu o novo espaço verde em Lisboa com mais de mil árvores plantadas

Campo obrigatório