Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Liberte-se do que não lhe faz falta ...

Liberte-se do que não lhe faz falta e deixe de acumular 'tralha' em casa

Há quem tenha tendência para guardar tudo, sejam objetos que não necessita, itens que já não gosta ou que já nem se lembra de os ter comprado. De guardiões de tesouros passam num ápice a acumuladores de entulho. Mas há esperança.

Liberte-se do que não lhe faz falta e deixe de acumular 'tralha' em casa

O minimalismo, aliado ao novo paradigma de sustentabilidade, é uma tendência cada vez mais na ordem do dia e a guru japonesa, especialista em arrumação, Marie Kondo, mudou a forma como olhamos para os nossos lares. Pois há quem tenha tendência para guardar tudo, sejam objetos que não necessita, itens que já não gosta ou que já nem se lembra de os ter comprado.

Existem armadilhas que nos fazem acumular mais e mais até que chega a um ponto em que a nossa casa pede por salvação. Sendo que de guardiões de tesouros passamos num ápice a acumuladores de entulho. Com isso em mente, a Saberviver.pt reuniu algumas sugestões como oportunidades para adotar um novo modo de estar na vida. Ora veja.

1.Cuidado com os saldos, promoções e produtos gratuitos

Antes de pensar no que fazer aos objetos que já tem em casa, seja cuidadosa para não angariar novas fontes de acumulação, através destas esparrelas. Por mais tentadoras que sejam.

2. Reciclar, doar, vender ou lixo

Use esta métrica para quando está indecisa quanto ao futuro de um objeto. Só o facto de ponderar o que lhe fazer já é um ótimo sinal e a certeza que o seu lugar não é dentro das suas quatro paredes.

3. Faça logo

Separar a correspondência do correio, lavar a loiça ou colocar a roupa para lavar mal se dispa são tudo exemplos de tarefas que devem ser feitas na hora para que não fiquem por fazer.

4. Quando um entra, o outro sai

Adquira o hábito de deitar um objeto fora, por cada aquisição nova que se lembre de trazer lá para casa, sugere a Saberviver.pt.

5. Reduzir na decoração

Por mais difícil que possa parecer, acredite que fará maravilhas por si. Menos é sempre mais e convenhamos, ninguém precisa de tantos berloques.

6. Evitar ter um quarto de arrumações

Refere a Saberviver.pt que este é o nome que se dá a uma divisão destinada a acumular mais e mais. Se a sua casa ganhasse mais uma divisão, quanto tempo demoraria a enche-la por completo? É a nossa tendência para preencher espaços vazios.

7. O problema das recordações

Cartões de aniversário, pulseiras de festivais de verão, presentes que são bibelôs, recibos, os desenhos dos seus filhos. Há uma infinidade de objetos que merecem o seu mais valioso carinho, no entanto, não há espaço para tudo. Seja criteriosa na seleção. 

8. Regra das 72 horas

Esta regra preconiza que sempre que queira comprar um item novo, espere 72 horas até fazê-lo. Neste espaço temporal de reflexão deverá analisar se precisa realmente deste objeto, que outra utilização pode dar a esse dinheiro ou mesmo se o pode encontrar em segunda mão.

9. Não se esqueça da casa de banho

Por mais pequena que esta divisão possa ser, há sempre muito espaço para preencher. Amostras grátis, maquilhagem ou remédios fora do prazo, embalagens de condicionador vazias, e a lista poderia continuar.

10. Superfícies limpas

Pode parecer que não, mas deixar a bancada da cozinha, a secretária do escritório ou a mesa da sala de jantar vazias vai-lhe criar uma grande paz mental. Se, para além dos lugares devidos, há objetos que lhe estão a sobrar, pondere seriamente a utilidade destes na sua vida, sustenta a Saberviver.pt.

11. Guarda-roupa

É uma das primeiras áreas que visualiza quando se levante e o mesmo ao final do dia. Já antes aqui lhe demos boas sugestões de como comprar roupa nova. Pense igualmente como se livrar do excesso que lhe assiste.

13. E se mudar de casa hoje?

Este exercício pode ser muito útil para repensar a tralha que tem lá em casa. Se neste momento fosse para uma casa nova, o que ficaria decididamente para trás?

Leia Também: Tem uma cozinha pequena? Eis algumas dicas para tirar o melhor partido

Campo obrigatório