Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Construção Saint-Gobain Portugal aposta na cons...

Saint-Gobain Portugal aposta na construção modular

Atualmente, a pré-fabricação é uma forma de construção com diversas vantagens, pois permite incorporar, de maneira célere, económica, adequada e sustentável, a inovação em materiais, sistemas e processos.

Saint-Gobain Portugal aposta na construção modular

A Saint-Gobain Portugal S.A., é parceira no sistema construtivo Unus House, desenvolvido em resposta ao aumento da procura por construções modulares, um conceito baseado em princípios de construção industrializada, sustentável e evolutiva, adianta a Magazine Imobiliário. A tecnologia construtiva encontra-se em validação junto do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), e em análise pelo Centro Habitat, apresentando potencial para certificação Passive House.

Note que o conceito de construção pré-fabricada modular, utiliza elementos pré-fabricados que combinados entre si dão origem a construções de inúmeras combinações, sem parafusos ou fixação mecânica.

Para a Saint-Gobain, trata-se de um modelo seguro, durável, sustentável e arquitetonicamente versátil, cumprindo ainda os regulamentos e normas da construção no que diz respeito à resistência ao fogo, eficiência energética, acústica, entre outros.

Salienta a Magazine Imobiliário que, com esta parceria, a Concexec apresenta o direito exclusivo de utilização, produção e comercialização da invenção do perfil para o sistema construtivo de pré-fabricação e método de montagem. As patentes encontram-se distribuídas a nível internacional, dos quais fazem parte a União Europeia, os EUA, a China, a Índia, a África do Sul e o Panamá.

O protocolo com o LNEC refere-se ao desenvolvimento, caracterização e apreciação do sistema construtivo. Já a sua tecnologia construtiva é feita sob os princípios Passive House, potencializando a sua certificação.

Na certificação Passive House, o projeto é verificado de forma cuidada e intensiva, sendo a certificação apenas atribuída se os requisitos definidos forem atingidos sem excepção. Os edifícios Passive House são caracterizados pelos elevados níveis de conforto interior com o menor consumo de energia, faz ainda nota a plataforma.

Sublinhe-se que o sistema UNUSHOUSE oferece inúmeros benefícios dado ser amigo do ambiente, com um desempenho limpo e seguro, em detrimento dos métodos tradicionais de construção que exigem margens de material e levam ao aumento de resíduos no local. O método promove ainda a economia financeira uma vez que a pré-fabricação em larga escala gera descontos a granel dos fornecedores de materiais e minimiza os custos de mão-de-obra e, consequentemente, do projeto de construção.

A Magazine Imobiliario faz ainda notar que, atualmente, a pré-fabricação é uma forma de construção com diversas vantagens, pois permite incorporar, de maneira célere, económica, adequada e sustentável, a inovação em materiais, sistemas e processos.

Leia Também: Sindicato da Construção defende cultura de segurança

Campo obrigatório