Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Sindicato da Construção defende cultura de segurança

O Sindicato da Construção de Portugal (SCP) defendeu a necessidade de "uma cultura de segurança nos locais de trabalho" para evitar acidentes como o que causou hoje a morte a um trabalhador numa obra de construção civil em Amarante.

Sindicato da Construção defende cultura de segurança
Notícias ao Minuto

20:52 - 14/06/21 por Lusa

Economia Construção Civil

O SCP lembrou, num comunicado, que no último mês morreram quatro trabalhadores "em circunstâncias que eram perfeitamente evitáveis, se as Normas de Segurança fossem aplicadas".

"Isto não pode continuar, porque os inquéritos que a ACT -- Autoridade para as Condições do Trabalho realiza neste tipo de situações só podem relatar que não é através da aplicação de coimas que os problemas dos acidentes mortais e não mortais no setor se resolvem, devia antes ser feita uma cultura de segurança nos locais de trabalho", considerou o sindicato da CGTP.

Segundo o comunicado, acidentes como o que ocorreu hoje em Amarante, seriam evitados se uma das normas de segurança, a entivação nos taludes, "fosse bem feita em quantidade e em qualidade".

Um acidente numa obra de construção civil em Amarante, no distrito do Porto, provocou hoje um morto e um ferido grave.

Os dois trabalhadores, de 50 e 59 anos, foram atingidos pela queda de uma pedra que se soltou de um talude junto à obra, circunstâncias que vão ser avaliadas pela ACT.

A direção do Sindicato enviou as condolências à família do trabalhador que morreu hoje em Amarante e lembrou que o trabalho precário e clandestino é uma das principais causas de acidentes laborais.

"É preciso acabar com o trabalho precário e clandestino de uma vez por todas, porque 70% dos acidentes que ocorrem no setor, são da responsabilidade desse tipo de trabalho", disse o sindicato no comunicado.

Leia Também: AO MINUTO: França com mais 63 óbitos. Rio de Janeiro propõe mini carnaval

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório