Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º
Lar Tv + Voz + Internet Má conexão de Wi-Fi? Siga os conselh...

Má conexão de Wi-Fi? Siga os conselhos da Selectra

A Internet pode por vezes congelar, sem motivo aparente. A boa notícia é que a solução para esses problemas pode ser muito simples. Com isso em mente, a empresa especializada na comparação e ativação de planos de internet, energia e gás reuniu dez dicas para o ajudar.

Má conexão de Wi-Fi? Siga os conselhos da Selectra
Notícias ao Minuto

12:40 - 02/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Internet

Quarentenas, restrições e medidas de prevenção da Covid-19 resultaram num aumento significativo do tráfego da Internet doméstica, durante o último ano, visto a população ter passado mais tempo em casa. Teletrabalho, ensino à distância e consumo de conteúdos, através das diversas plataformas, foram e são algumas das razões que fez disparar o consumo.

No entanto, em casa ou no escritório, durante uma reunião por videoconferência, por exemplo, a Internet pode às vezes congelar, aparentemente sem motivo.

Com isso em mente, a Selectra, especializada na comparação e ativação de planos de internet, energia e gás, elaborou uma lista com dez dicas que o vão ajudar a resolver os problemas de conexão. Ora veja.

Desligar e voltar a ligar o router

A causa do mau funcionamento pode estar relacionada com problemas de linha ou na comunicação com o seu ISP (Provedor de Serviços de Internet). Desligue, espere uns minutos e volte a ligar o router. Resultou? Se não, a Selectra sugere que o substitua ou solicite a sua reparação.

Verificar a conexão noutros dispositivos

Para descobrir a origem do mau funcionamento, deve conectar-se à Internet tanto no computador quanto no seu smartphone. Se a conexão não funcionar para ambos dispositivos, o mais provável é que o problema esteja no router ou no provedor de Internet.

Verificar a receção da Wi-Fi em diferentes zonas

No caso de a conexão à internet for boa perto do router, mas enfraquecer à medida que se afasta, pode tentar otimizar a localização do router movendo-o para uma zona mais central ou para mais perto de onde lhe for conveniente, sustenta a Selectra.

Verificar se a placa de rede funciona e está atualizada

O problema também pode estar na placa de rede do PC e/ou do dispositivo. Nas definições do seu computador, ative e desative a placa de rede. De seguida, verifique se os drivers da placa foram atualizados na área de gestão de dispositivos do Windows e, caso o não estejam, procure por uma atualização e instale-a.

Da mesma forma, em dispositivos Mac, através da função de atualização de software, pode verificar se há atualizações disponíveis para o sistema operacional.

Pedir o diagnóstico de rede no computador

Sabia que nos sistemas Windows e Mac existem funções que permitem realizar um diagnóstico de rede, que procura erros e os corrige automaticamente?

No Windows, basta clicar no ícone de conexão e executar Resolução de problemas. No caso do Mac, deve prosseguir fechando todas as janelas abertas e conectar-se à rede wi-fi, mantendo pressionada a tecla Opções. Depois basta que clique no ícone de status do Wi-Fi e escolha a opção Abrir Diagnóstico Sem Fios. 

Utilize um cabo ethernet ou mude o canal de Wi-fi do router

Salienta a Selectra que se com esta operação se restabelecer a conexão, é muito provável que haja problemas com a placa de rede wi-fi ou que algo está a interferir com o sinal. 

Teste de Velocidade

No caso de tudo estar a funcionar bem, a lentidão da conexão poderá ser atribuída ao seu provedor de internet. Nesse sentido, a Selectra sugere que verifique a velocidade realizando um teste, tanto no download como no upload.

Mude o sistema de nomes de domínio

A escolha dos melhores servidores DNS permite otimizar a navegação e aumentar a velocidade, sublinhe-se. Entre os disponíveis, a Selectra recomenda adicionar os seguintes códigos nas configurações do navegador (na seção DNS): 8.8.8.8 e/ou 8.8.8.1 que correspondem ao DNS do Google, fazendo com que os servidores do Google ajudem na navegação.

Esvazie a caixa do Sistema de Nomes de Domínio

De forma a otimizar o tempo de resolução do DNS, sistemas operacionais como Windows e MacOS memorizam os endereços já visitados e os já resolvidos. Limpar o cache ou excluir os dados armazenados, poderá ser útil.

Verifique se o router é o correto para as suas necessidades

Nem todos utilizam a Internet da mesma maneira e por isso os recursos necessários variam de consumo para consumo, alerta a Selectra.

Por exemplo, se tiver vários dispositivos conectados, que são usados simultaneamente, e experienciar quedas contínuas, pode considerar a compra de um modem que cumpra os seus consumos. 

Leia Também: Teletrabalho: Nova tecnologia aumenta sinal de internet em casa

Campo obrigatório