Conheça os tipos de energias renováveis que pode ter em casa

Sabia que uma forma de criar rotinas mais sustentáveis e amigas do ambiente é através da instalação de energias renováveis na sua casa? Confira como fazê-lo e quais são as mais adequadas para a sua habitação.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
31/05/2021 10:53 ‧ 31/05/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Energias Renováveis

Atualmente, fala-se cada vez mais de sustentabilidade e de como adotar hábitos mais ecológicos para proteger o planeta. E uma forma de criar rotinas mais sustentáveis e amigas do ambiente é a através da instalação de energias renováveis na sua casa, note-se. Com isso em mente, o portal Imovirtual dá-lhe a conhecer várias opções para que possa avaliar qual será a que melhor se adapta às suas condições. Ora veja.

Energia Solar

Nos dias de hoje, já existem várias empresas que dispõem de uma oferta diversificada de serviços relativos a esta energia renovável, revela o Imovirtual.

Por isso, deve, em primeiro lugar, aconselhar-se sobre o correto posicionamento dos painéis, os custos, o perfil de consumo e a eficiência do sistema que irá instalar.

De referir ainda que é possível instalar painéis solares num apartamento, mas é um processo mais complicado. Note que este tipo de intervenção requer um pedido formal ao condomínio e a aprovação de todos os condóminos para a utilização do telhado ou espaço exterior comum.

Energia Eólica

A Energia Eólica assegura uma maior eficiência, tem um custo/benefício mais atrativo e a sua garantia de retorno do investimento é mais rápida. Ainda assim, a sua instalação, ao nível doméstico, não é fácil.

Note que já existem geradores eólicos e aerogeradores de pequeno porte e a preços acessíveis, mas o seu uso exige um estudo prévio detalhado de investimento e de espaço, sendo que é necessário espaço suficiente para o aerogerador.

Sublinhe-se que terá ainda de cumprir os requisitos legais de instalação e ter vento suficiente ao longo do ano.

Biomassa

Existem várias formas de produzir energia a partir da biomassa, como a combustão e a pirólise. A mais comum é a gaseificação, o processo que transforma os resíduos em biogás inflamável, que pode ser aproveitado como fonte de calor ou combustível para equipamentos agrícolas, sustenta o Imovirtual.

Mas, para fazer este processo necessita de alguns cuidados:

  • Deve instalar um biodigestor doméstico;
  • Deve garantir que conhece o processo;
  • Deve certificar que existe alimento contínuo para o biodigestor;

Energia Hídrica

Para o produtor doméstico, gerar este tipo de energia requer viver junto de um fluxo de água contínuo com um caudal considerável.

Trata-se de uma das mais eficientes de produzir energia, que garante uma produção contínua, 24h por dia, a custos muito reduzidos.

Leia Também: Roca Group irá definir a sua estratégia de descarbonização a nível global

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas