Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Conheça os tipos de energias renováv...

Conheça os tipos de energias renováveis que pode ter em casa

Sabia que uma forma de criar rotinas mais sustentáveis e amigas do ambiente é através da instalação de energias renováveis na sua casa? Confira como fazê-lo e quais são as mais adequadas para a sua habitação.

Conheça os tipos de energias renováveis que pode ter em casa

Atualmente, fala-se cada vez mais de sustentabilidade e de como adotar hábitos mais ecológicos para proteger o planeta. E uma forma de criar rotinas mais sustentáveis e amigas do ambiente é a através da instalação de energias renováveis na sua casa, note-se. Com isso em mente, o portal Imovirtual dá-lhe a conhecer várias opções para que possa avaliar qual será a que melhor se adapta às suas condições. Ora veja.

Energia Solar

Nos dias de hoje, já existem várias empresas que dispõem de uma oferta diversificada de serviços relativos a esta energia renovável, revela o Imovirtual.

Por isso, deve, em primeiro lugar, aconselhar-se sobre o correto posicionamento dos painéis, os custos, o perfil de consumo e a eficiência do sistema que irá instalar.

De referir ainda que é possível instalar painéis solares num apartamento, mas é um processo mais complicado. Note que este tipo de intervenção requer um pedido formal ao condomínio e a aprovação de todos os condóminos para a utilização do telhado ou espaço exterior comum.

Energia Eólica

A Energia Eólica assegura uma maior eficiência, tem um custo/benefício mais atrativo e a sua garantia de retorno do investimento é mais rápida. Ainda assim, a sua instalação, ao nível doméstico, não é fácil.

Note que já existem geradores eólicos e aerogeradores de pequeno porte e a preços acessíveis, mas o seu uso exige um estudo prévio detalhado de investimento e de espaço, sendo que é necessário espaço suficiente para o aerogerador.

Sublinhe-se que terá ainda de cumprir os requisitos legais de instalação e ter vento suficiente ao longo do ano.

Biomassa

Existem várias formas de produzir energia a partir da biomassa, como a combustão e a pirólise. A mais comum é a gaseificação, o processo que transforma os resíduos em biogás inflamável, que pode ser aproveitado como fonte de calor ou combustível para equipamentos agrícolas, sustenta o Imovirtual.

Mas, para fazer este processo necessita de alguns cuidados:

  • Deve instalar um biodigestor doméstico;
  • Deve garantir que conhece o processo;
  • Deve certificar que existe alimento contínuo para o biodigestor;

Energia Hídrica

Para o produtor doméstico, gerar este tipo de energia requer viver junto de um fluxo de água contínuo com um caudal considerável.

Trata-se de uma das mais eficientes de produzir energia, que garante uma produção contínua, 24h por dia, a custos muito reduzidos.

Leia Também: Roca Group irá definir a sua estratégia de descarbonização a nível global

Campo obrigatório