Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética Portal da Construção Sustentável lan...

Portal da Construção Sustentável lança guia sobre produtos ecológicos

Serve de veículo de informação ao consumidor comum que deseje construir ou reabilitar a sua casa e foi elaborado com a intenção de colmatar uma falha na informação entre os gabinetes de arquitetura e profissionais da construção que desejam especificar materiais e serviços mais sustentáveis.

Portal da Construção Sustentável lança guia sobre produtos ecológicos

A construção necessita da divulgação de informação sobre práticas mais sustentáveis, que chegue ao maior número de pessoas, para poder avançar e responder à necessidade de desenvolvimento sustentável deste setor.

Quem o diz é Aline Guerreiro, arquiteta e coordenadora do Portal da Construção Sustentável (PCS), que acaba de lançar um guia que incorpora a questão ambiental, desde os profissionais da construção aos 
utilizadores dos edifícios.

Este guia foi elaborado com a intenção de colmatar uma falha na informação entre os gabinetes de arquitetura e profissionais da construção que desejam especificar materiais e serviços mais sustentáveis, refere o PCS na sua página oficial.

Foi igualmente pensado e concebido de forma a servir de veículo de informação ao consumidor comum que deseje construir ou reabilitar a sua casa, no sentido da verdadeira sustentabilidade, uma vez que a necessidade de redução do consumo de recursos é um caminho inegável.

Nesse sentido, este guia seleciona os produtos e serviços mais amigos do ambiente (ecoprodutos/ecoserviços), pois estes posicionam-se como um elemento fundamental para contribuir para o desenvolvimento sustentável. Pretende-se ainda auxiliar o leitor na escolha de soluções centradas no tema da sustentabilidade do setor da construção e eficiência energética na utilização de edifícios existentes e/ou a construir.

Para Aline Guerreiro, é importante que esta ferramenta seja útil e necessária, sobretudo numa altura em que se assiste a preocupações crescentes com o desenvolvimento sustentável.

Em causa, estão as necessidades de climatização e iluminação de uma habitação são diretamente influenciadas pelo tipo de construção, características dos vãos para o exterior, orientação solar, dimensão e localização geográfica da construção.

Assim, coloca-se a seguinte questão: Até que ponto será possível reduzir estas necessidades, alterando e/ou complementando as opções construtivas com produtos e soluções que existem no mercado, mas que ainda são desconhecidas para muitos de nós?

É também a esta questão que este guia pretende responder através da apresentação de vários ecoprodutos/ecoserviços.

Leia Também: Prevê-se "uma transformação radical dos edifícios", mas há preocupações

Campo obrigatório