Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Consultor imobiliário: O que pergunt...

Consultor imobiliário: O que perguntar na hora de comprar e vender casa?

De acordo com o portal Imovirtual, o consultor imobiliário é "a pessoa certa para colocar todas as questões antes de comprar ou vender uma casa." Confira algumas perguntas que deve esclarecer no momento em que vai entrar no mercado imobiliário.

Consultor imobiliário: O que perguntar na hora de comprar e vender casa?
Notícias ao Minuto

11:11 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Consultor imobiliário

Explica o consultor Alexandre Luís, no portal Imovirtual, que um consultor imobiliário, além de promover imóveis, tem como funções e aptidões de trabalho o estudo do mercado local, a angariação, o conhecimento das leis, o acompanhamento e a gestão da carteira de clientes, sendo que, nas palavras de Alexandre, um profissional completo, prioriza a relação de confiança com os seus clientes, aconselhando-os em todos os momentos do processo. É, por isso, a pessoa certa para colocar todas as questões antes de comprar ou vender uma casa.

Nesse sentido, seguem algumas questões que deve esclarecer junto do mesmo no momento em que vai entrar no mercado imobiliário.

Quero vender a minha casa.

Quantos dias as casas semelhantes ficam no mercado e de que forma os seus preços se comparam ao valor que estou a solicitar?

Ter noção dos preços que estão a ser praticados no mercado e do tempo médio que casas como a sua ficam disponíveis para venda é meio caminho andando para acertar os pormenores da venda do seu imóvel. Desse modo, é importante questionar o seu consultor sobre estes pormenores a fim de poder tomar decisões mais acertadas e informadas.

Devo baixar o preço da minha casa para a vender mais rápido?

Pelo seu conhecimento do mercado local, da oferta e dos valores praticados em imóveis semelhantes ao seu, o consultor é a pessoa indicada para fazer esta pergunta, uma vez que irá aconselhar sobre qual é o preço mais indicado para atribuir ao seu imóvel.

De que forma a Covid-19 impactou o mercado local?

Esta é uma pergunta que funciona tanto para quem pretende vender como para quem pretende comprar. Poderá avaliar a tendência atual de preços ou perceber que tipo de oferta está a surgir no mercado.

Quero comprar uma casa.

Qual é o valor do condomínio?

Existem várias despesas associadas ao processo e algumas delas são fixas. É o caso do valor do condomínio.

Antes de avançar para a frente com o negócio e para não dar um passo maior que a perna, é importante esclarecer qual é o valor do condomínio do imóvel (no caso de apartamentos), para que possa incluir essa despesa no seu rol de obrigações mensais, semestrais ou anuais, sugere ainda o consultor no portal.

Existem perspetivas de valorização da zona?

Uma pergunta válida para vendedores e compradores, que pode ditar a concretização do negócio ou não. O consultor imobiliário, estando a par das novidades, saberá informá-lo. Isto incluí a construção de novas infraestruturas de transporte, comércio, serviços, lazer, entre outros fatores que podem, futuramente, valorizar uma localização e consequentemente os imóveis.

Como é a vizinhança?

Geralmente, a área onde está inserido o imóvel que está a vender é do conhecimento do consultor. Assim se pretender obter informações sobre os serviços, comércio, transporte e demais infraestruturas existentes na área, o profissional será a pessoa indicada para o situar.

Leia Também: É mais caro comprar casa no litoral do país. Preços subiram 3,9% em abril

Campo obrigatório