Meteorologia

  • 14 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 21º MÁX 32º
Imobiliário Habitação Otimismo em relação à vacinação acel...

Otimismo em relação à vacinação acelera preços das casas do Reino Unido

O preço da habitação britânica registou o seu maior aumento nos últimos cinco anos, após alta de 8,2% em abril, superando o recorde alcançado em março.

Otimismo em relação à vacinação acelera preços das casas do Reino Unido

O setor de habitação, em terras de sua majestade, está a assistir a um aumento de preços das habitações, sendo este o maior crescimento visto nos últimos cinco anos, avança o Ejeprime, de acordo com o índice de preços publicado pelo Halifax Bank of Scotland

O preço médio da casa em abril fixou-se nas 258.204 libras, isto é, 1,4% a mais que no mês anterior e 8,2% acima do registado no mesmo mês do ano anterior, tempo quando o país britânico estava em estrito confinamento.

Ainda assim, revelam dados do banco, que após esta aceleração poderá haver uma desaceleração da atividade impulsionada pelo desemprego e pelo vencimento das medidas fiscais. 

Contudo, "há um otimismo crescente na economia do Reino Unido com o avanço do programa de vacinação, mas continuamos cautelosos sobre as perspetivas de médio prazo no mercado imobiliário", disse Russel Galley, CEO da Halifax.

Durante a primeira onda do vírus, o mercado residencial interrompeu a sua atividade e viu uma queda de preços que durou até junho, note-se, convertendo a trajetória negativa no verão. No final do ano, o preço médio da casa no Reino Unido era de 252.833 libras.

Em termos absolutos, nos últimos doze meses, as casas valorizaram em média 20 mil libras. “A suspensão do imposto de transferência continua a impulsionar o mercado e a aumentar a escassez de moradias disponíveis”, acrescentou Galley. 

Os dados ressaltam ainda que o alto nível de atividade será mantido no curto prazo devido às baixas taxas de juros, às medidas fiscais do Executivo e ao aumento da demanda, somados às novas tendências pós-Covid, refere o Ejeprime. 

Mesmo assim, a entidade bancária não prevê que a velocidade de aumento de preços seja mantida no médio prazo

Leia Também: Mercado imobiliário de luxo de Londres foi líder mundial em 2020

Campo obrigatório