Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Tv + Voz + Internet Router da MEO garante melhor cobertu...

Router da MEO garante melhor cobertura e mais velocidade em casa

Quem o diz é a DECO Proteste que após a análise feita aos routers das quatro operadoras (MEO, NOS, Vodafone e NOWO) concluiu que o equipamento da MEO revelou o melhor desempenho.

Router da MEO garante melhor cobertura e mais velocidade em casa
Notícias ao Minuto

10:27 - 07/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa MEO

Paredes, azulejos, superfícies metálicas ou espelhadas e aparelhos sem fios podem perturbar o acesso wi-fi em certos locais da nossa casa. A influência destes fatores é tão elevada que, ao ar livre, uma rede wi-fi pode alcançar mais de uma centena de metros, afirma a DECO Proteste. 

Em causa, estão as queixas de consumidores que mediram no router uma velocidade de 200 Mbps e, em vários pontos da habitação, tinham menos de um décimo (20 Mbps) ou nem sequer conseguiam aceder à internet.

Nesse sentido, a defesa do consumidor testou a cobertura e as velocidades dos routers dos principais operadores, e o equipamento da MEO revelou o melhor desempenho. Mas mesmo o melhor router pode não alcançar prestações razoáveis, dependendo da configuração da casa, saliente-se. 

Por essa razão, a DECO Proteste diz que os operadores deveriam, por isso, fornecer informação correta e completa sobre a cobertura e a velocidade, para não criarem falsas expectativas.

A MEO é o único operador que dá alguma informação, embora insuficiente, prometendo que o router Fiber Gateway consegue “sinal sem quebra em toda a casa”. 

Neste momento, os operadores só indicam as velocidades com ligação por cabo de rede ao router, o que unicamente pode ser obtido nas proximidades deste aparelho. Uma boa prática seria assegurarem aquilo que pudesse ser percecionado pelos clientes como uma cobertura da rede wi-fi capaz. 

Face à tipologia habitacional mais comum, deveria ser garantido um acesso de qualidade em mais de duas divisões. De contrário, o operador teria de resolver o problema a suas expensas.

As conclusões do teste da DECO

O sótão de uma vivenda isolada, sem redes wi-fi vizinhas a interferir, foi o local onde foram instalados quatro routers. A defesa ao consumidor escolheu nove pontos na habitação e dois no exterior, e foram feitas medições nas duas frequências utilizadas pelas redes wi-fi: 2.4 e 5 giga-hertz (GHz). As medições da intensidade do sinal foram feitas com o software NetSpot instalado num portátil. Já as velocidades foram medidas com a app SpeedTest em telemóvel.

Na MEO, tratou-se do Fiber Gateway, disponível no pacote M3 Fibra, 200 Mbps de download e 100 Mbps de upload. Da Vodafone, testou-se o Smart Router, que veio com o Fibra 3 Plus, 200 Mbps de download e 100 Mbps de upload. Por sua vez, da NOS, examinou-se o Giga Router, que acompanhou o NOS 3, 150 canais, 200 Mbps de download e 100 Mbps de upload. E, da NOWO, analisou-se o Home Gateway, incluído no NOWO 140 canais, 250 Mbps de download e 15 Mbps de upload.

Note que todos estes routers são de dupla banda e permitem escolher a rede mais vantajosa a cada momento. 

Nos aparelhos da NOS e da MEO, o utilizador vê duas redes e tem de ligar-se à que tem melhores condições. Em princípio, será a de 5 GHz, caso a distância para o dispositivo que pretende aceder à rede seja curta e não existam obstáculos significativos. Já a escolha já deverá recair na rede de 2.4 GHz, se o dispositivo estiver mais distante e houver muitos obstáculos pelo caminho, explica a DECO.

Nos routers da Vodafone e da NOWO, as duas redes surgem combinadas, pelo que a escolha é feita de forma automática.

Leia Também: Anacom impõe obrigações adicionais de cobertura à Meo e Vodafone

Campo obrigatório