Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º
Finanças Crédito à habitação Volume de empréstimos à habitação co...

Volume de empréstimos à habitação concedidos às famílias segue em alta

Em março, os volumes de novas operações de empréstimos para habitação atingiram o valor mais elevado desde janeiro de 2008. Já em 2020, os bancos emprestaram mais para a compra de casa que em 2019.

Volume de empréstimos à habitação concedidos às famílias segue em alta

Dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), no Bpstat, mostram que, em março de 2021, os volumes de novas operações de empréstimos para habitação totalizaram 1.382 milhões, sendo este o valor mais elevado desde janeiro de 2008.

Em fevereiro, o cenário não foi diferente.

Os volumes de novas operações de empréstimos para habitação registaram um aumento para 999 milhões de euros, acima dos 919 milhões homólogos, em fevereiro de 2021, indicou o BdP.

A manter a tendência de subida, em janeiro, os volumes de novas operações de empréstimos para habitação totalizaram 968 milhões.

Já no ano passado, os volumes de novas operações de empréstimos para habitação totalizaram 11,4 mil milhões, recorde-se.

Nesse sentido, os bancos emprestaram para a compra de habitação em 2020, acima dos 10.600 milhões de euros registados em 2019, de acordo com os dados divulgados pelo BdP, em fevereiro.

E nas novas operações de empréstimos para habitação?

Em março, uma cadeia de sete meses consecutivos de mínimos históricos chegou ao fim.

Nas novas operações de empréstimos a particulares para habitação, revelaram dados do BdP, a taxa de juro média, nesse mês, aumentou 8 pb, para 0,84%, chegando assim ao fim de uma cadeia de sete meses consecutivos de mínimos históricos.

Fevereiro foi o último mês que a taxa de juro estabeleceu um novo mínimo histórico (pelo sétimo mês consecutivo)

Aqui a taxa de juro média, desceu 1 pb, para 0,76%. Em janeiro, a taxa de juro média, registou uma queda de 3 pb, para 0,77%. E em dezembro, a taxa de juro média caiu 30 pontos base relativamente ao período homólogo, para 0,80%.

Ainda assim, e considerando apenas o mês de dezembro, as novas operações de empréstimos a particulares para habitação subiram, fixando-se nos 1.203 milhões de euros, níveis apenas encontrados em meados de 2008.

Leia Também: Novas operações de empréstimos à habitação sobem para máximo desde 2008

Campo obrigatório