Meteorologia

  • 26 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º
Imobiliário Habitação Comprar casa durante a pandemia. Qua...

Comprar casa durante a pandemia. Quais as exigências dos compradores?

Mais espaço para um escritório doméstico, viver num ambiente rural e ter melhor eficiência energética são algumas das novas necessidades em momento de comprar casa, revela estudo da Savills.

Comprar casa durante a pandemia. Quais as exigências dos compradores?

A Covid-19 trouxe mudanças à maneira como vivemos e trabalhamos, alterando assim o modo como os compradores procuram casa. Recente estudo da Savills revela que, em Portugal, Espanha, Itália e França, 58% procura por habitação em ambiente rural, 27% precisa de mais espaço em casa, para adaptar, da melhor forma, o teletrabalho e quase 70% exige mais eficiência energética em casa.

Este inquérito, enviado, no início desta semana ao Notícias ao Minuto, recorde-se, ao qual também concluiu que os portugueses querem internet rápida, boa vista e piscina, na escolha final de uma casa,   procura entender o que é os compradores procuram numa casa, em contexto de pandemia, nos quatro países acima referidos.

Área para escritório

O facto de parte da população (27%) estar a trabalhar de casa fez aumentar a procura de casas com espaços para este efeito, sendo que 74% dos inquiridos refere esperar trabalhar de casa, pelo menos uma vez por semana.

Nesse sentido, uma das exigências dos compradores recai no tamanho da casa, ou seja, precisam de mais espaço para poderem ter um escritório doméstico.

Eficiência energética

As questões climáticas estão cada vez mais presentes na mente dos consumidores, revela a Savills. Nesse sentido, a eficiência energética numa habitação tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante, com quase 70% dos inquiridos a apontar este fator como diferenciador para comprar casa.

Já quem procura casa nova, note que 87% dos interessados considera muito importante ter eficiência energética e 74% considera importante que o edifício seja sustentável.

Em Portugal, 77% dos inquiridos exige que a casa, que vão comprar, tenha uma boa eficiência energética, 57% quer fontes de energia renováveis e 52% necessita que o edifício tenha materiais sustentáveis.

Ambiente rural

58% das pessoas que estão ativamente à procura de casa refere que planeia adquirir uma num ambiente mais rural. Essa percentagem sobe para 80% no caso de compra de uma 2ª habitação, salienta o mesmo estudo.

Dentro da faixa etária entre os 60 e os 69 anos, 73% esperam comprar casas em ambiente rural, tanto para a primeira casa, como para segunda habitação. 37% dos inquiridos com 40 anos ou menos, exige o mesmo.

Em Portugal, 86% quer uma habitação próxima da praia.

Leia Também: Comprar casa? Portugueses querem internet rápida e uma boa vista

Campo obrigatório