Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Arrendamento Arrendar casa? Continua a ser um neg...

Arrendar casa? Continua a ser um negócio rentável em 2021

Uma casa desabitada só gera despesas. A alternativa mais viável? Para a imobiliária Engel & Völkers, é arrendar, quando não se quer vender.

Arrendar casa? Continua a ser um negócio rentável em 2021

Se tem uma casa vazia, que só gera despesas e, além disso, corre o risco de ser ocupada, a alternativa mais viável à rentabilidade de um imóvel quando não se quer vender, é arrendá-lo, afirma a imobiliária Engel & Völkers. Mesmo agora, com a pandemia, continua a haver uma elevada procura.

O arrendamento permite amortizar os custos da habitação

Mesmo que não esteja a pagar um empréstimo, há sempre uma série de despesas relacionadas com o imóvel, alerta a imobiliária. Por exemplo, se os abastecimentos como a água ou a luz ainda estiverem ativos, as taxas mínimas têm de ser pagas todos os meses.

Além disto, é preciso assumir o pagamento de impostos como o IMI, saliente-se, ou a taxa do lixo que, regra geral, são de um valor bastante elevado. E a tudo isto é preciso juntar outros custos associados, tais como o pagamento do condomínio, o seguro da casa ou o sistema de alarme para evitar a entrada de intrusos.

No entanto, a situação muda completamente se o imóvel for colocado no mercado de arrendamento. Ao obter uma renda mensal para a casa, todas as despesas associadas ao imóvel ficam integralmente pagas, sendo que muitas destas despesas podem ser deduzidas no seu IRS, sublinhe-se:

  • Juros do empréstimo;
  • Reparações e custos com a conservação do imóvel;
  • IMI, taxas e outros impostos;
  • Dinheiro que é pago ao dono;
  • Despesas do condomínio e outras despesas comuns.


Arrendamento habitacional rentabiliza investimento

Comprar um imóvel é um desembolso importante, contudo, é aconselhável analisar a situação em termos de rentabilidade quando a casa não está a ser usada.

Como a Engel & Völkers tem  vindo a salientar, uma casa vazia pode ser uma fonte de problemas. Mas, se optar por arrendar a sua casa receberá um dinheiro extra todos os meses que poderá usar para pagar o empréstimo (se a casa esteja a ser paga com um empréstimo bancário), ou para investir e aumentar ainda mais as suas poupanças.

Mas, como arrendar uma casa sem problemas?

A chave é saber como encontrar o inquilino certo, notifica a imobiliária. Uma pessoa solvente que oferece garantias de pagamento e que se responsabilize por cuidar a casa como se fosse sua.

Note que ainda tem a hipótese do arrendamento de férias
 

O arrendamento da casa por períodos de tempo muito curtos (um mês no verão, algumas semanas, fins de semana, etc.) tem sido um fenómeno imobiliário crescente nos últimos anos, mas a chegada da crise associada à Covid-19 afetou significativamente a sua rentabilidade.

Num mercado que cada vez mais exige casas para arrendar, principalmente se forem de qualidade, optar por arrendar o imóvel que tem vazio é sem dúvida uma das melhores decisões que pode tomar. E ainda mais se optar por procurar inquilinos a longo prazo de modo a garantir uma rentabilidade sustentada ao longo do tempo.

Leia Também: Arrendar ou comprar casa em Lisboa. O que fica mais em conta?

Campo obrigatório