Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Proprietários estão a levantar as su...

Proprietários estão a levantar as suas casas para combater as inundações

Apesar das chuvas fortes e a subida do nível do mar nos EUA, na zona costeira, os americanos preferem continuar a viver com o risco de inundação.

Proprietários estão a levantar as suas casas para combater as inundações
Notícias ao Minuto

14:20 - 19/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Inundações

Moradores da costa americana estão a levantar as suas casas para combater o risco de inundações, evitando, assim, terem de se mudar para outra zona. De acordo com a CNBC, os americanos preferem mesmo elevar as suas habitações, o mais alto possível, que mudar para outra casa, mais acima da costa dos EUA.

Sublinhe-se que quando é dito 'levantar' ou 'elevar', significa mesmo o sentido da palavra. Estas habitações ficam em cima de estruturas, uns metros a cima do solo, de modo a evitar que fiquem submersas.

Estão a ser levantadas habitações desde 70 m2 a mansões com 650 m2. Em causa, estão as mudanças de clima das chuvas fortes que faz subir o nível do mar.

O Resultado?

Com o aumento da demanda de procura de empresas que façam este tipo de serviço, o mercado de construção sobe à medida que o nível da água eleva. E mais casas irão serão levantadas, nos próximos anos, sustenta a CNBC. Ainda assim, os construtores afirmam que esta prática é pouco viável. 

Saliente-se que levantar casas serve como mitigação para evitar danos causados por enchentes, elevando a habitação à elevação da inundação base ou mais alto, avança a empresa de finanças americana Sapling. Esta é uma prática frequentemente vista nas costas leste e golfo propensas a furacões, o levantamento de casas é usado com frequência em casas de praia. Nos EUA, tem aumentado à medida que o nível da água tem subido.

Previsão de cerca de 7000 casas em New Jersey inundadas até 2050

Em New Jersey, com base no nível da água, de acordo com dados da Climate Central, prevê-se o risco de 7000 casas verem, pelo menos, uma inundação 'gigante' por ano, até ao ano de 2050, segundo dados da Climate Central, revela a CNBC.

Florida é o segundo estado que segue nesta tabela de previsão de maior risco de inundação, no qual, poderão ficar submersas até  57,865 casas. Seguida pela Califórnia com 36,845 casas, Louisiana (33,372) e Carolina do Norte (33,334).

O preço de levantar casas vai desde os 10 mil dólares americanos, para casas mais pequenas, até a 1 milhão de dólares, para as grandes mansões. Ainda que vista como uma prática pouco segura, muitos habitantes da costa recusam-se a sair daquela zona.

Levantar casas pode ser feita com a habitação ainda mobiliada, ou seja, com a mobília dentro do imóvel, sublinhe-se. Nesse sentido, há seguradoras que cobrem este tipo de serviço, protegendo tanto os proprietários como a empresa que presta o serviço.

Leia Também: Estas casas são impressas em 3D e são para os sem-abrigo dos EUA

Campo obrigatório