Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Senhorios dizem que expropriação de ...

Senhorios dizem que expropriação de casas vazias, viola os seus direitos

Mais de sete em cada dez proprietários espanhóis acreditam que incentivar fiscalmente os senhorios de habitações vazias ajudaria a dar-lhes uma saída do mercado de arrendamento.

Senhorios dizem que expropriação de casas vazias, viola os seus direitos
Notícias ao Minuto

11:45 - 15/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Espanha

Em Espanha, 67% dos senhorios espanhóis acreditam que a expropriação de casas vazias é um ataque a direitos fundamentais como a propriedade privada, avança o Observatorio Inmobiliario, de acordo com o relatório 'Raio-X do senhorio em Espanha: Como é que as medidas intervencionistas afetam o mercado de arrendamento?', realizado pela Fotocasa e a Agência de Negociação de Arrendamento (ANA).

"Os proprietários consideram esta medida injusta, uma vez que, como se vê no caso das Ilhas Baleares, a situação em que a casa está sempre vazia não é tida em conta. Muitos preferem perder a rentabilidade do arrendamento do que responder às preocupações atuais geradas pela desconfiança jurídica. Para incentivar estas casas a irem para o mercado de arrendamento é muito importante que os proprietários sintam que têm segurança jurídica", explica a diretora de estudos da Fotocasa, María Matos.

Por seu lado, em declarações ao Observatorio Inmobiliario, José Ramón Zurdo, diretor-geral da Agência de Negociação de Arrendamento (ANA), começa por explicar que "os senhorios são claros de que a expropriação de habitações vazias viola um direito fundamental contido no artigo 33 da Constituição espanhola, como o direito à propriedade privada."

"Os proprietários acreditam que este direito está a ser atacado com a aprovação destas medidas intervencionistas. São, portanto, contra a incapacidade da Administração de fornecer habitação social aos grupos mais vulneráveis de pessoas", sustenta.

Neste sentido, o estudo sugere que a expropriação de habitações vazias é vista pelos senhorios como uma medida que desencoraja a detenção e aluguer de apartamentos. Assim, 80% dos proprietários defendem que o Estado deve proteger e reforçar a segurança jurídica dos proprietários, a fim de aumentar o mercado de imóveis vazios.

Nesta mesma linha, grande parte dos proprietários (76%) também acredita que incentivar fiscalmente os senhorios de casas vazias ajudaria a colocá-los no mercado de arrendamento. Além disso, mais de sete em cada dez proprietários consideram que o Estado deve promover outras soluções, como a construção de um parque habitacional público em vez de elegível para expropriação.

Saliente-se ainda que pouco mais de metade dos proprietários (53%) veem uma parceria público-privada necessária para aumentar o parque público para arrendar, com os catalães que consideram significativamente necessária esta colaboração. No entanto, 43% dos proprietários dizem que a expropriação de casas vazias só prejudica grandes garfos, por isso não se sentem preocupados.

Leia Também: Espanha. Habitação sobe em março e confirma tendência para estabilização

Campo obrigatório