Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Crescimento dos preços das casas em ...

Crescimento dos preços das casas em Singapura preocupa governo asiático

Valores dos imóveis em Singapura crescem no último trimestre. Governo asiático poderá ter de se juntar a outras nações de forma a acalmar o mercado imobiliário.

Crescimento dos preços das casas em Singapura preocupa governo asiático
Notícias ao Minuto

10:51 - 05/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Singapura

Os preços das casas em Singapura cresceram num ritmo acelerado no último trimestre, preocupando o governo pois a solução para aliviar os custos poderá ter de se juntar a outras nações que estão a introduzir medidas para acalmar o mercado imobiliário, noticia a Bloomberg.

Os valores das habitações em Singapura aumentaram cerca de 2,9% nos três meses deste ano, revelam dados divulgados da Autoridade de Redesenvolvimento Urbano, sendo este o maior ganho desde o segundo trimestre de 2018.

Esta subida crescente está a criar preocupações ao governo asiático, sendo que Singapura poderá só consiguir controlar o mercado imobiliário caso se junte à Nova Zelândia, por exemplo, que no mês passado removeu incentivos fiscais para investidores imobiliários. Ou poderá juntar-se ao Canadá, onde o preço médio de uma casa em Toronto quebrou cerca de 795 mil dólares americanos, pela primeira vez em fevereiro.

Contudo, para Singapura, refere a Bloomberg, a especulação de medidas de alívio, impostas pela última vez em julho de 2018, têm vindo a aumentar nos últimos meses. As autoridades alertaram que taxas baixas podem mesmo provocar distorções nos preços dos imóveis e o mercado imobiliário poderá não ficar à frente dos fundamentos económicos.

Ainda assim, "as autoridades provavelmente estão a acompanhar outros indicadores de mercado, bem como como o crescimento do PIB do primeiro trimestre, se os preços das propriedades estão de fato a superar com a recuperação económica", disse Christine Sun, vice-presidente de pesquisa e análise da OrangeTee & Tie, em declarações à Bloomberg.

Saliente-se que os preços das casas em Singapura subiram 2,1% no trimestre anterior, enquanto todo o ano de 2020, os valores aumentaram 2,2%. Em 2018, o governo endureceu os limites de empréstimos, bem como aumentou os direitos fiscais aos estrangeiros e proprietários que compram as suas segundas casas.

Leia Também: Preços das casas para arrendar caem 5,1% durante o ano da pandemia

Campo obrigatório