Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º
Finanças Seguros APS cria simulador para ajudar a cal...

APS cria simulador para ajudar a calcular os seguros de habitação

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) disponibiliza um simulador digital e gratuito para ajudar a calcular o valor de referência para a reconstrução do imóvel.

APS cria simulador para ajudar a calcular os seguros de habitação
Notícias ao Minuto

13:42 - 15/03/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Seguros

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) disponibiliza a partir desta segunda-feira um simulador para o cálculo de custo de reconstrução de imóveis e de capital dos seguros de habitação, o SCRIM.

Esta ferramenta, disponibilizada de forma digital e gratuita, tem como objetivo apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar nas apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, correspondente ao custo de reconstrução de imóveis, revela comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador é calculado no momento um valor de referência do custo de reconstrução da habitação, ou seja, o valor que custaria no recomeço e posteriormente totalmente destruído de um imóvel ou fração com um padrão equivalente.

Note que o valor obtido poderá e deverá ser sempre objeto de ajustamento por parte do tomador do seguro no caso da fração ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente, revela comunicado.

Para o presidente da APS, José Galamba de Oliveira, “a disponibilização deste simulador vem responder a uma preocupação partilhada também pelo setor segurador, na medida em que o fim da publicação anual das Portarias com o valor de construção para o cálculo da renda condicionada, as quais serviam de referência, ainda que não vinculativa, para o cálculo do capital a segurar nas apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, tornou premente a criação de um instrumento que servisse de referência para o referido cálculo”.

Disponível através do site da APS, este simulador foi desenvolvido com base numa fundamentação metodológica produzida de forma totalmente independente pela Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC), ligada ao Instituto Superior Técnico. Para os Professores Carlos Oliveira Cruz e Fernando Branco, do Instituto Superior Técnico, autores da metodologia de simulação, “é com muita satisfação que veem a concretização desta colaboração da universidade com a APS, permitindo simular o cálculo do capital seguro das habitações com uma metodologia inovadora que, inclusive, já teve reconhecimento internacional”. 

Saliente-se que os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos, e por este motivo, os tomadores não estão obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel, indica nota enviada às redações.

Leia Também: Procura por arrendamento em Espanha aumenta lucros das seguradoras

Campo obrigatório