Em 2014, a Volvo lançou aquela que foi a arquitetura que definiu a sua identidade moderna - a Scalable Product Architecture (SPA), que agora já equipa quatro milhões de automóveis.
A estreia foi com a segunda geração do Volvo XC90, servindo agora de plataforma a seis modelos diferentes. Estes são produzidos não só na Suécia, como também na Bélgica, China e Estados Unidos da América.
O automóvel quatro milhões com a plataforma SPA foi, curiosamente, um XC90, que saiu recentemente da linha de produção na Suécia - o país de origem da Volvo.
Com esta arquitetura, chegaram recursos de segurança inovadores, como o pacote de proteção contra saída de estrada, travagem automática em cruzamentos ou gaiola de segurança. Já em termos de motorizações, foi estreado o 'Twin Engine', uma combinação híbrida plug-in que continua a ser usado.
Os engenheiros tiveram, também, maior liberdade para darem aso à imaginação no design, o que acabou por permitir a criação das agora inevitáveis luzes de circulação diurna 'Martelo de Thor'. Atualmente, já é usada a segunda geração (SPA2), estreada em 2023, estando planeada a SPA3 para o novo Volvo EX60 - com lançamento marcado para 21 de janeiro.
Michael Fleiss, diretor de estratégia e produto da Volvo Cars, comentou: "A SPA liderou o renascimento da nossa empresa como uma marca moderna e premium. Até hoje, continua a ser a base de alguns dos modelos da Volvo mais bem-sucedidos da história, e continua a alcançar novos patamares enquanto a melhoramos".
Leia Também: Volvo atinge um milhão de híbridos plug-in produzidos em 13 anos