Já foram produzidos um milhão de carros híbridos plug-in da Volvo. A fasquia foi atingida em setembro, cerca de 13 anos depois de o construtor sueco ter lançado o seu primeiro modelo deste tipo.
O primeiro híbrido plug-in (PHEV) da marca remonta a 2012, numa variante da carrinha V60 a diesel. A gama atual inclui cinco diferentes modelos com este tipo de motorização, a par de outros que são totalmente elétricos.
Neste momento, o fabricante atravessa um período de transição para tornar a sua gama totalmente eletrificada - encarando os híbridos plug-in como "um pilar significativo" do seu crescimento.
De facto, dados adiantados pela empresa mostram que os PHEV representaram 23 por cento das vendas em todo o mundo na primeira metade deste ano. No espaço de cinco anos (2019 a 2024), as vendas cresceram de cerca de 46 mil exemplares por ano para 177 mil. No ano passado, o XC60 foi o PHEV que mais vendeu na Europa, liderando ainda o segmento dos PHEV premium globalmente nos últimos três anos.
Erik Severinson, diretor comercial da Volvo Cars, prometeu um "futuro totalmente elétrico" que acompanhe a procura dos clientes. Sobre o papel dos híbridos plug-in na estratégia, afirmou: "Os nossos carros híbridos plug-in são uma ponte crucial para esse futuro, para aqueles clientes que ainda não estão prontos para optarem por carros totalmente elétricos".
O responsável comentou ainda: "Enquanto investimos e fazemos crescer a nossa presença no segmento crescente de veículos premium totalmente elétricos, também continuaremos a atualizar e renovar os nossos híbridos. Isto permite ter mais tempo para construir a infraestrutura de carregamento, facilitando, por isso, a transição para um mundo totalmente elétrico".
Leia Também: Volvo reforça investimento nos EUA e vai produzir novo híbrido até 2030