Em setembro, foram vendidos 2,1 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo. Constitui um novo recorde mensal.
De facto, nunca antes tinha sido atingida a fasquia dos dois milhões de veículos produzidos num só mês. É a segunda subida consecutiva, depois de uma quebra registada em julho.
Segundo dados da especialista Rho Motion, citados pela agência Reuters, o aumento foi de 26 por cento face ao mesmo mês do ano passado. Os mercados da China (com cerca de 1,3 milhões de unidades vendidas) e dos Estados Unidos da América foram vitais para este desempenho.
De referir que setembro é, habitualmente, o mês com melhores vendas de automóveis na China. Já nos EUA, os compradores aceleraram as suas aquisições para aproveitarem os incentivos fiscais à aquisição de carros elétricos - que acabaram no fim de setembro. O crescimento foi de 66 por cento.
Com o fim dos benefícios, o gestor de dados da Rho Motion, Charles Lester, espera agora uma forte descida da procura por automóveis destas tipologias nos EUA até ao fim do ano.
Na Europa, também existiu um expressivo crescimento das vendas de automóveis elétricos e híbridos plug-in no mês passado (de 36 por cento para 427.541 exemplares).
E em Portugal?
Os dados da ACAP - Associação Automóvel de Portugal relativos a setembro mostram que, nesse mês, foram matriculados 8.099 automóveis ao considerar os elétricos e híbridos plug-in.
Foram, sobretudo, modelos elétricos (4.984, num aumento de 23 por cento face ao ano passado), enquanto os híbridos plug-in foram 3.115 (mais 42,1 por cento).
No total dos primeiros nove meses do ano, Portugal vendeu 36.707 viaturas 100 por cento elétricas (crescimento de 26,3 por cento) e 24.924 híbridos plug-in (mais 21,1 por cento).
Leia Também: Tesla dominou venda de carros elétricos em Portugal em setembro