Procurar

Europa vende mais carros elétricos. Combustão em quebra

Aumentaram as matrículas de carros elétricos na Europa até ao fim de agosto, por comparação com o mesmo período do ano passado. Já os carros de combustão têm uma tendência contrária.

Europa vende mais carros elétricos. Combustão em quebra

© JeanLucIchard / Shutterstock

Bernardo Matias
30/09/2025 20:14 ‧ há 4 dias por Bernardo Matias

O mercado de carros elétricos continua a crescer na Europa, enquanto os carros de combustão registam um declínio de vendas. É o que mostram os dados da Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA).

 

Carros elétricos sobem mais de 20%

Segundo aquela entidade, em agosto os registos de automóveis 100 por cento elétricos aumentaram 30,2 por cento na União Europeia e 26,8 por cento no espaço UE/EFTA/Reino Unido.

A quota de mercado dos carros elétricos a bateria foi de 15,8 por cento (face a 12,6 por cento no ano passado), o que segundo a ACEA ficou "abaixo do ritmo necessário nesta fase da transição".

No total dos oito primeiros meses do ano, o aumento foi de 24,8 por cento na UE com 1.132.603 unidades matriculadas e de 26 por cento considerando também os países EFTA e o Reino Unido (1.536.433 automóveis).

Híbridos também crescem

Quanto aos híbridos elétricos, em agosto foram vendidos mais 14,1 por cento na UE e 11,7 por cento no conjunto UE/EFTA/Reino Unido, ao passo que os híbridos plug-in aumentaram em 54,5 por cento na UE e 56,3 por cento considerando igualmente o espaço EFTA e o Reino Unido.

No acumulado de janeiro a agosto, foram vendidos na UE mais 16,3 por cento de automóveis híbridos elétricos, sendo o aumento de 15 por cento em todos os países em causa. No que toca aos híbridos plug-in, as vendas evoluíram 27,2 por cento na UE e 28 por cento no conjunto UE/EFTA/Reino Unido.

Segundo a ACEA, os híbridos elétricos "continuaram a ser o tipo de energia mais popular entre os compradores".

Motores de combustão perdem espaço

Se as motorizações eletrificadas continuam a crescer, os motores de combustão registam um declínio de vendas na Europa: na UE, a descida em agosto foi de 16,3 por cento na gasolina e 17,5 por cento no gasóleo, enquanto ao considerar também os países EFTA e o Reino Unido a quebra foi, respetivamente, de 17,3 por cento de 17,5 por cento.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, foram vendidos até agora menos 19,7 por cento de automóveis a gasolina na UE e menos 25,7 por cento de viaturas a diesel. No total UE/EFTA/Reino Unido, as reduções foram de 20,4 por cento na gasolina e 25,2 por cento no gasóleo.

A evolução do mercado automóvel europeu

Contabilizando todos os tipos de motorizações, o mercado automóvel europeu progrediu, em agosto, 5,3 por cento na União Europeia e 4,7 por cento no espaço UE/EFTA/Reino Unido.

Já no acumulado de janeiro a agosto, houve uma descida de 0,1 por cento nos novos registos na UE, mas um crescimento de 0,4 por cento no total do espaço UE/EFTA/Reino Unido.

Leia Também: UE vendeu menos carros nos oito primeiros meses do ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10