Continua já no próximo fim de semana (3 a 5 de outubro) o Campeonato do Mundo de MotoGP. A 18.ª prova é o GP da Indonésia, no circuito de Mandalika em Lombok.
Para Miguel Oliveira, é um palco de boa memória. Foi lá que, em 2022, obteve uma das suas cinco vitórias na classe rainha. O português da Pramac Yamaha pontuou nas últimas quatro rondas e vai tentar manter o ímpeto - numa altura em que já tem consumada a saída do MotoGP no fim do ano, para se juntar à BMW no Mundial de Superbike em 2026.
Neste momento, Oliveira ocupa a 21.ª posição no Mundial, com 26 pontos - menos 19 do que Álex Rins, que está em 19.º e é o piloto Yamaha mais próximo do luso na classificação.
Campeão já está encontrado
Marc Márquez alcançou o título de MotoGP no passado domingo no GP do Japão. Com a Ducati a ser também já campeã de equipas e de construtores, pouco resta a fazer ao espanhol, que agora estará (ainda mais) livre de qualquer pressão para continuar a senda dominadora que tem mantido.
Desde o GP de França, em maio, que o agora sete vezes campeão da categoria rainha não fica fora do pódio de uma corrida principal. Neste período, obteve oito vitórias, sete das quais de forma consecutiva.
Em segundo está Álex Márquez (Gresini), que ainda terá de lutar para manter a posição. Francesco Bagnaia (Ducati), que no passado domingo voltou às vitórias quase seis meses depois, é o seu principal rival, mas também Marco Bezzecchi (Aprilia) procura entrar nessa disputa.
Brasileiro luta pelo título no Moto2
Enquanto o campeão do MotoGP já está encontrado, nas classes de acesso o mesmo não acontece. O Moto2 também irá para a pista na Indonésia, com Manuel González (Intact GP/Kalex) a liderar. Tem apenas mais 34 pontos do que o brasileiro Diogo Moreira (Italtrans/Kalex), que deste modo continua totalmente dentro da disputa do título.
Quanto ao Moto3, José Antonio Rueda (KTM Ajo) está na frente com 315 pontos - mais 93 do que Ángel Piqueras (MSi/KTM). Rueda poderá conquistar o título já no domingo, mas a vitória só chegará se Piqueras ficar em terceiro ou pior.
O GP da Indonésia de MotoGP segue o formato habitual. Fique a conhecer todos os horários (pela hora de Portugal Continental, menos uma nos Açores) para acompanhar Miguel Oliveira e os restantes pilotos da classe máxima.
- Sexta-feira, 3 de outubro
- 03h45-04h30: Treino livre 1
- 08h00-09h00: Treino
- Sábado, 4 de outubro
- 03h10-03h40: Treino livre 2
- 03h50-04h05: Qualificação Q1
- 04h15-04h30: Qualificação Q2
- 08h00: Corrida Sprint (13 voltas)
- Domingo, 5 de outubro
- 03h40-03h50: Warm-up
- 08h00: Corrida principal (27 voltas)
Leia Também: Miguel Oliveira vê "potencial enorme" ao juntar-se à BMW nas Superbike