Procurar

Oficial: Miguel Oliveira vai para as Superbike com a campeã BMW

Depois de semanas de especulação, Miguel Oliveira confirmou esta terça-feira o seu futuro no Mundial de Superbike. Muda-se no próximo ano, como piloto da equipa oficial da BMW. Assim, termina o percurso no MotoGP.

Oficial: Miguel Oliveira vai para as Superbike com a campeã BMW

© BMW

Bernardo Matias
30/09/2025 08:54 ‧ há 3 dias por Bernardo Matias

Miguel Oliveira vai disputar o Mundial de Superbike (WorldSBK) no próximo ano, como piloto de fábrica da BMW. O português não teve lugar para continuar no MotoGP depois de uma época muito abaixo das expectativas na Pramac Yamaha em 2025.

 

Uma vez sabido que não renovaria com a equipa atual, e praticamente sem vagas no MotoGP, a grande questão sobre o futuro de Oliveira era entre um cargo de piloto de testes com 'wildcards' na categoria rainha e uma mudança para o Mundial de Superbike.

Este segundo cenário foi confirmado esta terça-feira (30 de setembro). O piloto de Almada vai integrar a equipa de fábrica da BMW que, nos últimos dois anos, viu Toprak Razgatlioglu dominar. Curiosamente, o turco ocupa o lugar de Oliveira na Pramac no MotoGP.

Assim, Oliveira irá encontrar uma BMW M 1000 RR capaz de lutar pelos lugares cimeiros. Apesar de ser necessário passar por um natural processo de adaptação a um campeonato e mota muito diferentes, a sua tarefa será lutar pelos lugares cimeiros. O seu colega de equipa será Danilo Petrucci, que, no passado, também fez a mudança do MotoGP para as Superbike (estreou-se em 2023).

Outros pilotos transitaram do MotoGP para o WorldSBK

Há outros casos semelhantes aos de Oliveira e de Petrucci no atual pelotão do campeonato de motas derivadas de produção - como Álvaro Bautista (bicampeão), Iker Lecuona ou Remy Gardner. Também Andrea Iannone tem um passado no MotoGP e, em 2024, regressou ao ativo no WorldSBK depois de uma suspensão de quatro anos devido a um polémico caso de doping que o afastou da categoria máxima.

As palavras da BMW sobre Miguel Oliveira

Sven Blusch, diretor da BMW Motorrad Motorsport, afirmou em comunicado: "Bem-vindo à família, Miguel. Estamos muito contentes por acolher o Miguel Oliveira como novo piloto de fábrica da BMW Motorrad WorldSBK Team. O Miguel provou-se de forma impressionante ao longo da carreira com vitórias nas três classes dos Grandes Prémios, incluindo cinco no MotoGP. Ele traz experiência valiosa e um alto nível de profissionalismo ao nosso projeto. Junto com o Danilo Petrucci, o novo colega de equipa dele, ele forma uma dupla de pilotos forte e competitiva".

Já o chefe de equipa, Shaun Muir, comentou: "Estou muito satisfeito por podermos finalmente anunciar a contratação do Miguel Oliveira para a BMW Motorrad WorldSBK Team. O Migeul teve uma carreira impressionante no MotoGP, e a chegada dele ao WorldSBK é uma das mais aguardadas nos últimos anos. Acreditamos fortemente que ele tem o caráter, temperamento e capacidades para levar a BMW M 1000 RR ao topo e continuar o excelente trabalho que o Toprak fez ao longo dos últimos dois anos. Estamos ansiosos pela primeira oportunidade de o ter na mota".

Leia Também: Marc Márquez é campeão do mundo (e Miguel Oliveira continua a pontuar)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10