Foram 25 os recordes que o Mercedes Concept AMG GT XX totalmente elétrico conseguiu bater. Foi uma iniciativa que visou provar o desempenho em longa distância do inovador sistema elétrico.
Assente na arquitetura AMG.EA de 800 volts com tecnologias pioneiras de unidade motriz e bateria, o carro foi à pista de testes de alta velocidade de Nardò (Itália). Lá, superou 25 recordes de longa distância, num programa que envolveu 17 pilotos profissionais - incluindo George Russell, que representa a Mercedes na Fórmula 1, e Fabian Vettel (irmão de Sebastian).
Um elétrico desportivo de longo alcance
É, agora, o carro elétrico que mais quilómetros percorreu em apenas 24 horas, num total de 5.479 km - uma melhoria de 38 por cento face à marca anterior. Duas unidades foram, também, sujeitas ao desafio 'Volta ao Mundo em 8 Dias' (numa referência à obra de Júlio Verne, 'A Volta ao Mundo em 80 Dias').
Foi um teste exigente para os motores e baterias, em que os pilotos mantiveram uma velocidade constante de 300 km/h. Só existiram paragens para recarregar baterias a 850 kW (uma potência de carregamento não disponível para o utilizador comum) e trocar pneus.
Esta segunda-feira de manhã, o marco foi cumprido, com a distância de 40.075 km percorrida em sete dias, 13 horas, 24 minutos e sete segundos - ou seja, superou com sucesso o desafio em menos de oito dias. Os dois Mercedes Concept AMG GT XX cortaram a meta separados por apenas 25 km.
A condução esteve a cargo de pilotos experientes, que se revezaram em turnos de oito horas. A cada dia foram percorridos, em média, mais de 5.300 km, sendo efetuadas 3.177 voltas ao circuito de Nardò.
O Mercedes Concept AMG GT XX
Este carro é um conceito revolucionário, que usa motores de fluxo axial. São três, integrados nas unidades motrizes elétricas de alto desempenho nos eixos dianteiro e traseiro, resultando numa potência combinada superior a 1.360 cv. Este tipo de motor elétrico é muito mais potente, leve e compacto, com uma densidade de potência quase três vezes maior do que a de um motor elétrico convencional. O desenvolvimento original foi da especialista YASA.
A bateria de alto desempenho com 114 kWh de capacidade, desenvolvida pela Mercedes-AMG, é inspirada pela Fórmula 1, usando novas células cilíndricas NCMA. A densidade energética é superior a 300 Wh/kg. É possível carregar a mais de 850 kW e, em apenas cinco minutos, é possível recuperar cerca de 400 km de autonomia em ciclo WLTP.
Markus Schäfer, membro da direção da Mercedes-Benz e diretor tecnológico, de desenvolvimento e aquisição, afirmou em comunicado: "Com o programa de tecnologia Concept AMG GT XX, estamos a entrar numa nova dimensão do desempenho, desta vez totalmente elétrico. O objetivo é redefinir os limites do que é tecnicamente possível na era das motorizações elétricas. […]. A nossa missão: redefinir os padrões do desempenho com tecnologias revolucionárias e inovações".
Já Michael Schiebe, presidente da direção da Mercedes-AMG, comentou: "Demonstrámos de forma impressionante o quão superiores são estas tecnologias. Desempenho enorme e carregamento extremamente rápido estiveram sempre disponíveis e tornaram possíveis estes recordes. Para os clientes dos nossos modelos elétricos futuros, isto significa que terão um AMG genuíno".
Leia Também: Concept AMG GT Track Sport, o novo projeto futurista de alto desempenho