Depois de quase duas décadas em produção, o Kia Ceed irá chegar ao fim. O fabricante sul-coreano vai focar a sua produção na Eslováquia em dois novos modelos elétricos - o EV2 e o EV4.
Segundo a publicação Auto Express, um porta-voz da Kia fez saber: "O fim da produção da família Ceed liberta a nossa fábrica de Zilina, na Eslováquia, para produzir o EV4 - o primeiro elétrico da Kia construído na Europa - enquanto nos preparamos para oferecer um hatchback elétrico do segmento C pela primeira vez. Também liberta espaço na linha de produção para o EV2, que será fabricado na Eslováquia a partir do início de 2026".
Por outro lado, o crossover SUV Kia Xceed vai manter-se no mercado e até receberá uma atualização. Originalmente lançado em 2019, terá um novo e mais potente motor a gasolina no Reino Unido, além de novas designações nos seus acabamentos (Pure, GT-Line e GT-Line S). O citadino Picanto também terá direito a atualização para 2026.
Fábrica da Eslováquia vê nascer novos modelos elétricos
A fábrica da Kia na Eslováquia ficará dedicada a dois novos modelos elétricos. Um deles é o já apresentado EV4 hatchback, assente na plataforma E-GMP de 400 volts. Tem bateria com 58,3 kWh de capacidade na sua versão de entrada, crescendo para 81,4 kWh nas demais.
A autonomia é de 430 km para o modelo de entrada e de 630 km na de longo alcance. O carregamento rápido é capaz de repor a bateria até 80 por cento em cerca de meia hora. O motor debita 204 cv de potência e 283 Nm de binário em todos os níveis de equipamento (Drive, Tech, GT-Line). De referir que também haverá um sedan, mas esse será produzido na Coreia do Sul.
O Kia EV2 também será produzido na Eslováquia. É um futuro SUV elétrico, cujo protótipo foi desvendado no início do ano. Espera-se um preço inferior a 30 mil euros e tecnologia conectada, tal como um interior espaçoso e com várias configurações. No entanto, ainda não são conhecidos detalhes aprofundados nem especificações técnicas.
Leia Também: Kia EV4 aposta em sistemas e soluções de segurança