Litros e litros... Quanta gasolina gasta um carro do Mundial de Ralis?
Um Rally4, um dos veículos de iniciação dos ralis, 'bebe' cerca de 50 litros a cada 100 km. Um Rally1 gasta bem mais...
© Getty Images
Auto WRC
Se é adepto de ralis, com certeza já se questionou relativamente ao consumo de combustível de um automóvel de competição.
Apesar da introdução dos motores híbridos no WRC - que deixam de fazer parte em 2025 -, o consumo continua a ser bastante elevado, uma vez que os blocos destes veículos precisam do máximo rendimento. Mas, vamos aos números.
Segundo a página oficial do Rali de Portugal, na edição do ano passado, toda a gasolina utilizada foi da mesma marca: a Panta. Esta gasolina apresenta-se com uma capacidade antidetonação dentro dos cilindros superior a 100 octanas. Nos postos de combustíveis comuns, o valor oscila entre os 95 e 98 da gasolina super. Quanto ao preço por litro é de 6,57 euros (mais IVA).
Já os consumos começam nos 50 litros a cada 100 km. Porém, este número é válido apenas para um Rally4, um veículo de iniciação aos ralis. Quando falamos de um Citroën C3 ou um Skoda Fabia Rally2, carros utilizados no Campeonato de Portugal de Ralis, falamos de um consumo de cerca de 65 litros aos 100.
Já os Ford Fiesta R1, Hyundai i20 ou Toyota Yaris oficiais do Mundial de Ralis podem chegar a consumir 80 litros/100km em troço cronometrado e "tudo depende do desenho da classificativa", adianta o site do Rali de Portugal.
Fazendo contas muito rápidas, tendo em conta que no último dia do Rali de Portugal de 2023 foram realizados 325 km, cada carro do WRC gastou qualquer coisa como 1.625 euros + IVA só em combustível.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com