Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 28º

Tesla pode enfrentar ação por preconceito racial de 6 mil trabalhadores

Juiz entende que trabalhadores podem avançar com uma ação coletiva.

Tesla pode enfrentar ação por preconceito racial de 6 mil trabalhadores
Notícias ao Minuto

20:42 - 29/02/24 por Notícias ao Minuto

Auto Tesla

A Tesla poderá enfrentar uma ação coletiva por preconceito racial movida por quase 6.000 trabalhadores negros dos Estados Unidos.

Segundo avança a Reuters, um juiz da Califórnia decidiu, provisoriamente, que milhares de trabalhadores negros da fábrica podem avançar com um processo, face à alegada falha da empresa em lidar com a discriminação racial e assédio na sua fábrica em Fremont.

A agência escreve que, numa ordem emitida na quarta-feira, o juiz Noel Wise, do Tribunal Superior da Califórnia, apontou que uma ação judicial interposta apresenta questões comuns a todos os trabalhadores negros da fábrica, uma vez que a Tesla tinha conhecimento da alegada má conduta, recusando-se a tomar medidas para a evitar.

O autor desta ação é Marcus Vaughn, ex-trabalhador da linha de montagem, que processou a Tesla pela primeira vez em 2017, alegando que os trabalhadores negros da fábrica foram submetidos a uma série de condutas racistas. 

Lawrence Organ, advogado de Vaughn, disse que estava "animado" com a decisão e esperava desenvolver um plano para um julgamento. "Penso que as numerosas queixas ao longo do tempo mostram como a Tesla não conseguiu evitar o assédio racial dos seus empregados negros", afirmou Organ, citado pela Reuters. 

A decisão provisória vem antes de uma audiência marcada para sexta-feira, onde a Tesla pode contestar a decisão do juiz.

A Reuters nota que esta decisão representa um duro golpe para a empresa, uma vez que esta pode vir a enfrentar um julgamento multimilionário. 

Contudo, ao longo dos últimos anos, note-se, vários trabalhadores se têm queixado de discriminação racial, sobretudo na sua fábrica em Fremont. 

Leia Também: Apple chegou a considerar adquirir a Tesla de Elon Musk

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório