Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º

A primeira volta do Lancia Stratos foi há... 50 anos

É um dos modelos mais emblemáticos da marca.

A primeira volta do Lancia Stratos foi há... 50 anos
Notícias ao Minuto

15:41 - 25/09/23 por Notícias ao Minuto

Auto Lancia

Há exatamente 50 anos, no dia 25 de setembro de 1973, o Lancia Stratos escreveu o primeiro capítulo do que viria a ser uma história memorável.

Inscrito em competições, ainda entre os protótipos, era conduzido pela dupla Munari / Mannucci. Em setembro desse mesmo ano alcançou a sua primeira grande vitória internacional, no Tour de France Automobile, sucesso que se seguiu ao seu primeiro triunfo, meses antes, em abril, no Rali Firestone, que se tornou o precursor de uma carreira incrível.

Notícias ao Minuto

A história conta-nos que o Lancia Stratos tornou-se um verdadeiro conquistador de ralis, acumulando vitória após vitória. No seu currículo estão três Ralis de Monte Carlo, três Campeonatos do Mundo de Construtores, de 1974 a 1976, e ainda três Campeonatos da Europa de Pilotos.

"Celebramos hoje 50 anos sobre a primeira vitória do Lancia Stratos, um dos carros de ralis mais bem-sucedidos de todos os tempos. Tal como o 037 e o Delta, o Lancia Stratos tornou-se uma lenda no mundo dos ralis, mas não é tudo. O Lancia Stratos é um dos automóveis mais emblemáticos da história da marca. Este automóvel brutal e eficiente tinha elementos de estilo essenciais que entraram no imaginário coletivo e nos guiaram no design dos futuros automóveis da Lancia: os faróis traseiros redondos, a forma aerodinâmica e o 'color-blocking' do seu interior", afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório