Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º

Volvo vai mais além e corta nas emissões do transporte marítimo

É a primeira marca automóvel a mudar para combustíveis de fontes renováveis no transporte marítimo das suas matérias-primas.

Volvo vai mais além e corta nas emissões do transporte marítimo
Notícias ao Minuto

10:15 - 03/08/23 por Notícias ao Minuto

Auto Volvo

O setor automóvel está a tentar tornar-se cada vez mais sustentável e a verdade é que a mudança precisa de ser alargada para lá dos automóveis. A Volvo, por exemplo, tornou-se na primeira fabricante a alterar a fonte de combustíveis no transporte marítimo das suas matérias primas.

Segundo informou em comunicado, a marca sueca terá combustíveis provenientes de fontes renováveis a serem utilizados nas viagens marítimas de navios que transportam material da Volvo.

Qual a redução de CO2? De acordo com a Volvo, podem ser poupadas 55.000 toneladas de CO2 por ano. Graças ao combustível renovável, as emissões de CO2 são reduzidas em pelo menos 84% em relação ao combustível fóssil. "Esta redução é equivalente às emissões de CO2 de um camião a conduzir 1.200 vezes à volta do mundo", informa a fabricante escandinava.

O combustível utilizado é o FAME (ésteres metílicos de ácidos gordos) e baseia-se em fontes renováveis e sustentáveis, principalmente óleo alimentar usado. Não são utilizadas matérias-primas relacionadas com o óleo de palma ou com a produção de óleo de palma.

"A utilização de combustível de fontes renováveis não é a etapa final para eliminar o CO2 associado ao transporte marítimo mundial de mercadorias. No entanto, esta iniciativa mostra que podemos atuar já e implementar soluções que obtenham resultados significativos enquanto esperamos alternativas tecnológicas de longo prazo. Não encaramos esta iniciativa como uma vantagem competitiva. Pelo contrário, queremos que os outros fabricantes de automóveis também entrem em ação, para aumentar a procura de transportes marítimos eficientes e estabelecer os combustíveis de fontes renováveis como uma solução a médio prazo que funcione", afirma Javier Varela, diretor de operações da Volvo.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório