De acordo com o youtuber Serpentza, e outros órgão de comunicação, estão mais de 10.000 carros elétricos a "apodrecer" num aterro na China, localizado em Hangzhou, capital da província de Zhejiang. O vídeo partilhado pelo criador de conteúdos já conta com mais de dois milhões de visualizações em menos de uma semana.
Não há certezas quanto à razão sobre estes veículos estarem 'esquecidos' num parque, mas segundo a imprensa internacional uma das justificações pode estar relacionada com o facto de aumentar a produção, com o objetivo de conseguir subsídios públicos relativos aos veículos elétricos.
"Agora, vão criar ainda mais estrago ambiental, pois vão ficar ali o tempo que for, com todos os químicos e as baterias dentro deles", refere Serpentza.
O protagonista do vídeo - que pode ver em baixo - explicou que para as empresas receberem os subsídios estatais, é necessário apresentar um determinado número de vendas que, no final, são adulterado, acabando assim os veículos por ficarem parados em parques durantes meses a fio.
O mais incrível é mesmo o facto de os veículos estarem praticamente novos. Segundo o youtuber, alguns dos automóveis têm apenas 50 quilómetros percorridos. Há vários da marca BYD, que recentemente começou a operar em Portugal. Todos os veículos que ali foram deixados estão matriculados.