Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EX30 será o Volvo mais sustentável de sempre

Redução da pegada de carbono é 25% mais baixa quando comparada aos outros elétricos da marca sueca.

EX30 será o Volvo mais sustentável de sempre
Notícias ao Minuto

13:07 - 24/05/23 por Notícias ao Minuto

Auto Volvo

O SUV EX30 da Volvo tem apresentação marcada para o próximo dia 7 de junho e, enquanto esperamos, a marca sueca tem revelado vários pormenores sobre aquele que será o modelo "mais pequeno" da atual gama.

Sabia que este novo SUV será o mais sustentável de sempre da Volvo? 

Gerindo as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 quilómetros de condução para menos de 30 toneladas. Trata-se de uma redução de 25% em comparação com os outros dois modelos 100% elétricos, o Volvo C40 e o Volvo XC40. E como é que isto foi possível?

Produzir um automóvel mais pequeno traduz-se em menos material, menos alumínio e aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 relacionadas com a produção.

Por outro lado, ao passo que utilizou menos aço e alumínio na produção do novo pequeno SUV, a Volvo utilizou também mais material reciclado. Cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção do automóvel é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço utilizado, o que permitiu reduzir ainda mais o impacto ambiental desses materiais.

Também no interior, a sustentabilidade foi uma prioridade ao utilizar a otimização como princípio orientador. Os designers da Volvo conseguiram combinar múltiplas funções no interior do Volvo EX30 num só componente. Menos peças, mais sustentável é um automóvel.

Depois há ainda todo o material reciclado utilizado. Cerca de 17% de todos os plásticos do automóvel, desde os componentes interiores aos para-choques exteriores, são reciclados. Importa salientar que nunca um automóvel da Volvo teve uma percentagem tão elevada de materiais reciclados.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório