Há acordo entre a Tesla e a LG Energy Solution no âmbito do fornecimento de sistemas de armazenamento de energia em baterias. A firma sul-coreana irá fornecer o fabricante automóvel americano.
Segundo a agência Reuters, que cita fonte próxima do assunto, está em causa um valor de 4,3 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual). Serão fornecidas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), fabricadas no Michigan (Estados Unidos da América) - cuja produção começou em maio passado.
A própria LG Energy Solution tinha anunciado um acordo de 4,3 mil milhões de dólares para fornecer este tipo de tecnologia entre agosto de 2027 e julho de 2030 com opção para renovação por até sete anos - sem identificar o cliente. A Tesla ainda não reagiu oficialmente.
Ao fazer parceria com a empresa asiática que tem produção nos EUA, o construtor liderado por Elon Musk diminui a dependência que tem da tecnologia chinesa, sujeitas a pesadas tarifas de importação no território americano.
Acordo de chips de IA
Nos últimos dias, a Tesla anunciou um entendimento com outra empresa sul-coreana - a Samsung. Este prevê o fornecimento de chips de inteligência artificial e ascende a 16,5 mil milhões de dólares.
O chip AI6, que irá equipar futuros modelos da Tesla, será produzido na nova fábrica da Samsung em Tayor, no Texas.
Atualmente, os chips AI4 da Tesla são fabricados pela Samsung para o sistema de condução totalmente autónomo. Porém, o próximo chip AI5 é produzido pela TSMC.
Leia Também: Robotáxi da Tesla expande-se a nova cidade este fim de semana