O Campeonato de Portugal de Velocidade é uma competição já com uma longa história no automobilismo nacional, tendo agora também dimensão ibérica, com o Supercars Endurance, mas no último ano sofreu um grande impulso entre pilotos, equipas e público, graças a máquinas GT4 e TCR de marcas como os Mercedes, McLaren, Porsche, Audi.
A Fórmula 1 está a sofrer uma explosão de popularidade, com novos fãs interessados pela categoria e a competição de pista mais importante da Península Ibérica está a passar por um processo semelhante, com um crescimento impressionante e sustentado desde o início do ano passado.
As máquinas em competição
A esta dinamização não será estranha os grandes carros que lutam em pista, como é o caso dos impressionantes Audi R8, Aston Martin Vantage, BMW M4, Ginetta G55, McLaren 570S, Mercedes-AMG GT ou Porsche Cayman, que são bombas de sonho com cerca de quinhentos cavalos de potência, capazes de performances impressionantes e de oferecer sensações fortes quer aos pilotos, quer ao público que se desloca às principais pistas de Portugal – Algarve, Estoril e Vila Real – e de Espanha – Jarama e Jerez de la Frontera.
Na temporada passada assistiu-se a um intenso duelo entre o Mercedes-AMG GT4 da Manuel Gião e Elias Niskanen e o McLaren 570S GT4 de Fernando Navarrete e Gonzalo de Andrés, tendo o título sido decidido a favor da dupla do carro de Estugarda na última etapa da temporada, que se realizou no Autódromo do Estoril em Novembro passado.
Este ano, a organização do Campeonato de Portugal de Velocidade / Supercars Endurance, a Race Ready, espera uma grelha de partida ainda mais inebriante, estando confiante de que terá mais de duas dezenas de automóveis à partida de cada evento ao longo de toda a temporada. Para além das grandes batalhas entre carros de diferentes marcas, espera-se também um embate entre os melhores pilotos de Portugal e Espanha, com alguns nomes oriundos de outras paragens – como é o caso do campeão em título, o finlandês Elias Niskanen – a entrar na luta por cada umas das vitórias e pelos títulos.
Para além dos impressionantes carros de GT, estarão também pista os inebriantes automóveis de Turismo, sendo os BMW M240i, os Cupra Leon e os Hyundai Elantra, entre outros, os bólides que contribuem para uma corrida emotiva dentro de outra corrida.
Velocidade nos mais icónicos circuitos portugueses. Onde ver na TV?
A temporada é constituída por cinco provas, contando os eventos do Autódromo do Estoril, de Circuito del Jarama e do Autódromo Internacional do Algarve para as duas competições – Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars Endurance – ao passo que o Circuito de Vila Real é exclusivo da competição lusa e o Circuito de Jerez da competição ibérica.
Com duas corridas por evento, ambas de quarenta e cinco minutos, com uma paragem obrigatória nas boxes, a emoção parece estar garantida para mais uma temporada, podendo todas as provas ser seguidas em direto nas redes sociais das competições e no canal televisivo Bola TV.