Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Poderemos usar um carro a gasolina ou diesel depois de 2035?

Venda exclusiva de carros com emissões zero a partir de 2035 foi aprovada pelo Parlamento Europeu.

Poderemos usar um carro a gasolina ou diesel depois de 2035?
Notícias ao Minuto

08:13 - 16/02/23 por Notícias ao Minuto

Auto Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu votou esta terça-feira e aprovou a medida que proíbe a venda de carros que produzam emissões de CO2 a partir de 2035. Assim, em acordo com o Conselho Europeu, a medida foi aprovada com 340 votos, contra 279 votos e 21 abstenções.

Desta forma teremos de dizer adeus aos carros com motor a combustão interna? A resposta é não. Primeiro, há que frisar que um carro matriculado em dezembro de 2034, seja a gasolina, diesel ou híbrido plug-in, pode circular para lá de 2035. Só não pode ser vendido a partir desse ano, caso lance emissões de carbono para a atmosfera.

E é importante reter esta ideia. Isto porque a medida não quer necessariamente dizer que só os elétricos ou carros movidos a hidrogénio possam ser vendidos. O que nos diz a medida é que um automóvel não pode ser matriculado caso seja emissor de CO2. 

O que quer isto dizer? O Parlamento Europeu deixou a porta aberta ao registo de novos automóveis com motor de combustão, desde que circulem exclusivamente com combustíveis neutros em carbono. De acordo com a medida aprovada, um carro com motor a gasolina poderá ser matriculado depois de 2035, caso seja alimentado por um tipo de combustível sintético, livre de emissões.

Além disto, a parte social e económica não ficou esquecida. O Parlamento Europeu comunicou que a transição para o objetivo da mobilidade zero emissões deve ser necessariamente "economicamente viável e socialmente justa".

Leia Também: Compram Tesla e 5 dias depois ficam com volante na mão. Tesla já reagiu

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório