Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Quando levar o carro à inspeção, não se esqueça destes documentos

Preços foram aumentados pelo IMT para 2023.

Quando levar o carro à inspeção, não se esqueça destes documentos
Notícias ao Minuto

09:10 - 30/12/22 por Notícias ao Minuto

Auto Inspeção

A inspeção periódica obrigatória vai aumentar os seus preços a partir do dia 1 de janeiro de 2023. Já lá vamos, porque antes de pagar, tem de apresentar documentos imprescindíveis para a realização da inspeção ao seu veículo.

É estritamente necessário apresentar o livrete e título de registo de propriedade ou Documento Único Automóvel (DUA), tal como a ficha da última inspeção, salvo se foi a 1.ª inspeção ao seu veículo.

Caso tenha algum documento apreendido pela polícia, é obrigatório pedir às autoridades uma  guia emitida pela polícia que refira "válido para IPO". No caso de o guia não conter esta informação, o melhor é contactar o centro de inspeções e questionar o que será necessário fazer.

Novos preços

Em 2023, todos os valores de inspeção aumentaram. Nos veículos ligeiros o aumento foi de 1,95 euros. Ou seja passou dos 25,85 para os 27,80 - 34,19 euros com IVA incluído.

Para os veículos ligeiros, o aumento foi de 2,98 euros. Já com IVA, a inspeção de um veículo pesado custará 51,17 euros.

Por fim, os motociclos, triciclos e quadriciclos tiveram um aumento de 0,98 euros na sua inspeção periódica obrigatória. Quem tenha um destes veículos tem de pagar a partir do próximo ano 17,20 euros já com IVA.

Todos estes aumentos, segundo o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT), tiveram em conta a taxa de inflação, sendo que foram aumentados em 7,53% em relação aos preços praticados em 2022.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório