Exportações de componentes automóveis sobem 6,3% para 8.442 milhões
As exportações de componentes automóveis subiram 6,3% para 8.442 milhões de euros, entre janeiro e outubro, segundo dados da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) hoje divulgados.

© iStock

Auto Exportações
"[...] No acumulado até outubro, as exportações de componentes automóveis alcançaram os 8.442 milhões de euros, o que significa um aumento de 6,3% face ao período compreendido entre janeiro e outubro de 2021", indicou, em comunicado, a associação.
Destaca-se Espanha, com vendas de 2.313 milhões de euros (+0,7%), seguida pela Alemanha (1.902 milhões de euros, mais 16,4%) e França (862 milhões de euros, menos 7,4%).
Os EUA surgem em quarto lugar, com 514 milhões de euros (+28,2%) e, na quinta posição, figura o Reino Unido, com 343 milhões de euros, uma quebra de 9,8%.
No total, estes cinco países representam 70% das exportações portuguesas de componentes automóveis.
Só em outubro, verificou-se um aumento de 26,9% para 992 milhões de euros.
"É importante realçar que a indústria automóvel continua a viver um cenário de grande complexidade em termos de planeamento de produção, derivado de uma conjugação de vários fatores, com especial relevo para a situação geopolítica, determinada pela guerra na Ucrânia e a tensão entre os EUA e a China, as disrupções nas cadeias de abastecimento, a escassez de semicondutores e outras matérias-primas, a inflação dos custos das matérias-primas, energia e transporte, entre outros", apontou.
Os cálculos da AFIA baseiam-se nas estatísticas do comércio internacional de bens do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A indústria de componentes automóveis abrange, em Portugal, 350 empresas e conta com 62.000 trabalhadores.
Por sua vez, a faturação deste setor ronda os 11.100 milhões de euros, dados de 2021, com uma quota de exportação de 80%.
Leia Também: Se quiser poluir menos com o seu carro tem de fazer isto
Comentários
Regras de conduta dos comentários