Em 160 anos de história, a Opel teve um papel fundamental na indústria automóvel, mas também no desporto. Há 22 anos, Michael Schumacher venceu o seu primeiro título no Campeonato Alemão de Fórmula 3 ao volante de um Reynard 903. Que motor tinha na traseira do seu monolugar? Um bloco motor Opel de dois litros e 16V.
Este bloco 2.0 16V ganhou um papel importante e evoluiu para se tornar o motor de competição de maior sucesso de sempre. Porquê? Muitas das que viriam a ser as estrelas da Fórmula 1 começaram por aprender os detalhes das corridas com um motor Opel colocado logo atrás deles, sendo exemplos Rubens Barrichello, David Coulthard, Giancarlo Fisichella, Heinz-Harald Frentzen, Mika Häkkinen, Nick Heidfeld ou Ralf Schumacher.
Só na Alemanha, a Opel garantiu um total de 164 vitórias na Fórmula 3 e outros 30 títulos nacionais um pouco por todo o mundo. Jos Verstappen (1993), Jarno Trulli (1996) e Nick Heidfeld (1997) venceram o Campeonato Alemão de Fórmula 3 com motores Opel.
Atualmente, a fabricante alemã aposta no futuro dos ralis através da ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira taça de ralis monomarca com automóveis elétricos a nível mundial, disputada com o Opel Corsa-e Rally.