Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Já conhecemos o Volvo EX90, o "mais seguro de sempre" com sete lugares

Fique com todas as imagens e características deste SUV elétrico de sete lugares.

Notícias ao Minuto

14:53 - 09/11/22 por Notícias ao Minuto

Auto Volvo

A Volvo revelou esta quarta-feira o seu novo SUV elétrico de sete lugares. Dá pelo nome de EX90 e é considerado pela marca como o "Volvo mais seguro de sempre". Jim Rowan, CEO da fabricante sueca, afirma também que este é um modelo que marca o início de uma nova era para a Volvo.

Com início de produção previsto para o próximo ano, nos Estados Unidos, o novo Volvo EX90 será posteriormente produzido, também, na China. Ambas as unidades produtivas serão, nessa altura, ambientalmente neutras. Relativamente a preços, ainda nada foi revelado.

Equipado com dois motores elétricos, o EX90 será capaz de debitar um total de 380 kW (517 cv) de potência e 910 Nm de binário enviados às quatro rodas. Quanto à bateria tem 111 kWh, o que providencia 600 quilómetros com uma única carga. Esta bateria poderá ser carregada de 10% a 80%, em menos de 30 minutos.

Notícias ao Minuto

O Volvo EX90 apresenta uma quantidade significativa de materiais reciclados - 15% de aço, aproximadamente 25% de alumínio, bem como 48 kg de plástico reciclado e materiais de base biológica, o que corresponde a cerca de 15% do total de plástico utilizado no automóvel – o valor mais elevado de sempre num automóvel Volvo.

Este é também o primeiro modelo da marca com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional - uma tecnologia inovadora que possibilita a utilização da bateria do automóvel como fonte de energia adicional para, por exemplo, carregar aparelhos domésticos ou mesmo outro Volvo.

Segurança exterior 

O Volvo EX90 traz uma espécie de escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção, permitindo ao automóvel compreender o estado de espírito do condutor e o mundo ao seu redor.

O pack de segurança deste 100% elétrico será um dos mais avançados da atualidade e será composto por oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR, como de resto já tínhamos referido acima. O que é o LiDAR (Light Detection and Ranging)?

Nas próprias palavras da Volvo, este "é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade. É capaz de detetar não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar".

Notícias ao Minuto 

Um peão, por exemplo, pode ser detetado pelo sistema até 250 metros, ou até um pneu até 120 metros, mesmo sendo este um objeto bastante escuro e mesmo que esteja noite. Segundo investigações recentes da Volvo, este sistema LiDAR pode reduzir os acidentes com gravidade até 20%, e proporcionar uma prevenção global até 9%. Como pode ver na imagem acima que nos mostra o Volvo Concept Recharge, a tecnologia LiDAR ficará alojada no EX90 entre a parte superior do pára-brisas e o início do tejadilho.

Segurança no interior

A Volvo não quis deixar nada ao acaso e, como disse Jim Rowan na apresentação desta nova era para a marca, muitos acidentes acontecem por nossa culpa, por culpa dos condutores. Daí, a atenção dada pela Volvo a quem se senta atrás do volante.

O EX90 estreará como equipamento de série nos modelos Volvo o 'Driver 'Understanding System', um novo sistema que fará a sua estreia no novo EX90, onde será equipamento de série. Esta tecnologia será responsável por detetar se o condutor está nas melhores condições para o exercício da condução. Como?

O sistema utiliza duas câmaras que são capazes de detetar sinais precoces de que o condutor, por exemplo, apresenta fadiga. Será possível verificar isto através da observação dos seus padrões do olhar. "Ao medir quanto tempo o condutor olha para a estrada, permitindo variações naturais, o sistema compreenderá quando os olhos, e talvez a mente, estejam focados noutro lugar que não a condução", explica a Volvo.

Notícias ao Minuto

O sistema depois atuará através de um sinal de aviso que cresce em volume com a gravidade da situação ou se o condutor não responder a avisos cada vez mais claros, o EX90 poderá mesmo parar, de forma autónoma, em segurança à beira da estrada.

Para finalizar, referimos ainda de que o interior do EX90 irá dispor de um radar interior que deteta sinais de vida. Este vigia todo o interior, incluindo a bagageira, e deteta sinais mínimos como a respiração, por exemplo. Casos de bebés ou animais esquecidos no interior do veículo podem acontecer e nestes casos o EX90 avisará o condutor ao enviar uma notificação de alerta para app associada ao smartphone.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório