Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

B7, B15, E5, E10. Sabe o que significam estes símbolos?

Associação de Bioenergia Avançada explicou os símbolos que surgem, desde 2018, nos postos de abastecimento em todos os países da União Europeia.

B7, B15, E5, E10. Sabe o que significam estes símbolos?
Notícias ao Minuto

09:20 - 14/07/22 por Notícias ao Minuto

Auto Combustível

Com certeza já viu algumas combinações de letras e números quando foi abastecer o depósito do seu automóvel. Símbolos como B7, B10, B15, E5 e E10 estão presentes nas mangueiras de abastecimento em todos os Estados-membros da União Europeia, desde 2018, e também no tampão de abastecimento dos veículos produzidos posteriormente a este ano, com o objetivo de harmonizar a identificação dos combustíveis a nível europeu.

Ao gasóleo e à gasolina são atribuídas as letras B, dentro de um quadrado, e E, dentro de um círculo, respetivamente, e os números que lhes sucedem dizem respeito à percentagem de biocombustível incorporado nos combustíveis fósseis. Ou seja, o B7 significa que o gasóleo contém 7% de biocombustíveis incorporados e o E5 explica que a gasolina contém 5% de biocombustíveis incorporados.

A substituição direta de combustíveis fósseis por biocombustíveis líquidos de resíduos e outros avançados permite reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na ordem dos 83% face ao gasóleo, de cerca de 80% relativamente à gasolina, e ainda de 67% em relação ao elétrico convencional. Por este motivo, a União Europeia debate a possibilidade de aumentar o valor mínimo exigido de B7 para B10 e de E5 para E10, como forma de reduzir o impacto ambiental dos transportes. 

“Os biocombustíveis são uma solução imediata e mais sustentável para dar resposta às metas de descarbonização propostas pela União Europeia até 2030 e 2050, dado que estão disponíveis hoje para ser utilizados em qualquer veículo. Além disso, promovem a economia circular de resíduos que são utilizados como matérias-primas na sua produção. Neste sentido, acreditamos que é fundamental aproveitar e maximizar o potencial desta solução que nos poderá levar à neutralidade carbónica ainda antes do previsto”, afirmou Ana Calhôa, secretária-geral da Associação de Bioenergia Avançada.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório