Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2022
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 37º

Conhecemos a fábrica da BMW em Munique. Há comboios autónomos e robôs

A convite da BMW fomos conhecer por dentro a fábrica de Dingolfing, no dia em que a produção do novo Série 7 se iniciou.

Foi a propósito do início de produção do novo Série 7 e i7 da BMW que viajámos até Munique, mais concretamente até Dingolfing, para conhecermos de perto aquela que é a maior fábrica que a marca da Baviera tem na Europa.

Adquirida em 1967 pela BMW, desta fábrica saem perto de 1600 automóveis… por dia. Sim, a produção é intensa, fruto dos dos cerca de 17.000 empregados e mais 800 estagiários que estão presentes em Dingolfing, e que ajudam diariamente a que saiam das linhas de montagem os seguintes modelos: Série 4, Série 5, Série 6, Série 8, elétricos iX e agora os Série 7. A produção varia anualmente, mas em 2021 foram cerca de 245.000 os veículos que saíram da fábrica para serem vendidos pela BMW aos seus clientes.

Notícias ao Minuto Vista aérea da fábrica de Dingolfing, em Munique © BMW

Assente no conceito ‘Lean. Green. Digital’, a BMW transformou esta fábrica numa iFactory. O que são, afinal, estes pressupostos? Explicamos tudo.

O ‘Lean’ depreende uma produção mais variada e eficiente. Neste momento, a marca alemã consegue produzir diferentes sistemas de transmissão e carros de diferentes arquiteturas numa única linha de montagem.

Quanto ao ‘Green’ corresponde à sistemática procura da BMW em querer reduzir as emissões de CO2 produzidas. Em todos os locais da fábrica é utilizada energia verde. Desde 2020, por exemplo, que já é produzida eletricidade livre de CO2. A fábrica já é sustentável, mas a marca quer reduzir até 80% as emissões de CO2 produzidas em cada carro até 2030.

Por fim, o ‘Digital’ que diz respeito a toda a tecnologia de ponta que serve para otimizar e tornar mais rápidos os processos de produção. É aqui que entra a visualização 3D dos automóveis nas linhas de montagem, os comboios autónomos e os robôs com funções próprias, tal como o cruzamento entre o mundo virtual e o mundo real. Neste caso, um funcionário em qualquer canto do mundo consegue aceder à fábrica e a uma qualquer plataforma em tempo real.

Uma fábrica sustentável

Desde 2021, ano em que a BMW iniciou o processo de produção do iX em Dingolfing, que a fábrica se tornou totalmente neutra em carbono.

Em Dingolfing foi construído um novo centro de energia, capaz de gerar níveis eficientes de eletricidade e de calor. Existe, depois, uma central combinada de calor e energia (CHP) e é assim que a BMW consegue converter gás em eletricidade, explorando o calor resultante do processo como fonte de energia. Graças à central de CHP e a um dos maiores sistemas fotovoltaicos da Alemanha, a fábrica de Dingolfing está neste momento a produzir praticamente metade da energia elétrica que utiliza.

No que concerne à reciclagem existe um nível superior a 90% e uma taxa de recuperação de materiais que atinge os 99%. Para ter uma noção, no ano passado, cada automóvel produzido resultava em 580 gramas de lixo residual. Além disto, por possuir os seus próprios poços, a fábrica consegue cobrir cerca de 40% da necessidade existente na utilização de água. Isto permite preservar uma grande parte de água potável da região.

Um cuidado especial com os seus funcionários

Como já referimos são mais de 17.000 os trabalhadores que todos os dias se deslocam para Dingolfing para ajudar em tudo o que diz respeito à produção de veículos. A fábrica é um dos maiores empregadores da região e tem um cuidado especial com aqueles que são seus funcionários.

Um sofisticado sistema de transporte vai à parte sul da Baviera buscar para Dingolfing e levar de volta às suas casas milhares de trabalhadores. São mais de 270 os autocarros utilizados no dia-a-dia, que no total cumprem cerca de 43.000 quilómetros.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório