Que nunca esqueçamos por que é que Zhou saiu com vida deste acidente

Halo salvou a vida ao jovem piloto da Alfa Roemo. Imagens podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis.

F1 Grand Prix of Great Britain
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Ruben Valente
04/07/2022 07:29 ‧ 04/07/2022 por Ruben Valente

Auto

Fórmula 1

Este domingo, a Fórmula 1 relembrou-nos que pode ser um dos desportos mais perigosos do mundo, mas recordou-nos também que o seu nível de segurança está elevadíssimo.

Guanyou Zhou fez-nos ver (uma vez mais) toda a importância do Halo num acidente que levou à interrupção do Grande Prémio da Grã-Bretanha ao fim da primeira volta.

Após capotar o monolugar, o jovem piloto chinês foi embater numa barreira de proteção, onde ficou preso. As equipas de comissários do circuito e médicos da F1 efetuaram a extração e o piloto, quase que como por milagre, saiu ileso do acidente. 

"Estou bem, ficou tudo bem. O Halo salvou-me hoje. Obrigado a todos pelas mensagens", escreveu Zhou após o Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Também na Fórmula 2, neste fim de semana em Silverstone, outro acidente voltou a mostrar a importância do Halo nos monolugares. Dennis Hauger aterrou autenticamente em cima de Roy Nissany. Os pilotos saíram sem ferimentos, mas as imagens impressionam.

Introduzido em 2018 na F1,  o halo tem como principal objetivo proteger a cabeça dos pilotos. Depois da morte de Jules Bianchi, em 2014 no Japão, a FIA decidiu fazer algo em concreto para evitar mais tragédias.

Mesmo contra a posição de alguns, como foi o caso de Toto Wolff, chefe da Mercedes - que atualmente reconhece a extrema importância deste elemento - o 'halo' saiu do desenho para a realidade. Com uma estrutura de titânio em forma de quilha, pesa exatamente sete quilos e pode aguentar até 12 toneladas.

Fique com os vídeos de ambos os acidentes, em baixo, e com todas as imagens do acidente de Guanyou Zhou, na fotogaleria acima.

Leia Também: Carlos Sainz faz história e vence o GP da Grã-Bretanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas