O misterioso concept a hidrogénio da Renault foi finalmente revelado esta quinta-feira. A marca francesa deu a conhecer o Scénic Vision, um veículo que assenta que nem uma luva na sua estratégia de sustentabilidade.
Equipado com um motor elétrico, uma bateria, mas também com uma pilha de combustível a hidrogénio, o Scénic Vision conta com uma potência de 160 kW (218 cv). O motor elétrico é o mesmo utilizado pelo Mégane E-Tech, sendo que a bateria de iões de lítio equipada tem 40 kWh de capacidade. Quanto à célula de combustível de hidrogénio tem 16 kW (22 cv).
A Renault realça que em 2030, se existir já uma grande rede de pontos de abastecimento de hidrogénio, veículos como o novo Scénic Vision poderão fazer viagens de até 800 quilómetros com uma simples paragem para reabastecer.
Como já era conhecido, este é um veículo pensado para o máximo de sustentabilidade. O Scénic Vision incorpora 70% de materiais reciclados e 95% de materiais que são recicláveis, inclusive a bateria.
Em termos de design exterior, o concept da Renault adotou uma linha mais familiar e até a tinta sintética com que é pintado contribui para uma melhor qualidade do ar. Já o habitáculo é uma espécie de "estudo prospetivo dos futuros interiores" da marca francesa e, tal como no exterior, a qualidade do ar também é uma preocupação. Colocado na porta do condutor está um filtro que melhora a qualidade do ar no interior do veículo, filtrando o ar que vem do exterior.
O concept está apresentado, mas para vermos ao vivo e a cores o modelo Scénic Vision de produção teremos de esperar até 2024. Fique com todas as imagens na galeria acima.