Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

O primeiro carro de Daúto Faquirá. "Tinha de ficar a segurar a manete..."

O testemunho de Daúto Faquirá, treinador de futebol, em mais um artigo da rubrica semanal 'O primeiro carro de...'.

O primeiro carro de Daúto Faquirá. "Tinha de ficar a segurar a manete..."

Todas as semanas, o Auto ao Minuto dará a conhecer qual foi o primeiro carro de personalidades ligadas às mais variadas áreas do desporto na mais recente rubrica: "O primeiro carro de...".

Daúto Faquirá, treinador de futebol que já orientou clubes como o Estrela da Amadora ou o Olhanense, desvendou-nos esta semana qual foi o primeiro automóvel que conduziu: um Renault 4L... repleto de história.

"Jogava no Sintrense, tinha algum dinheiro e fui com uns amigos, um deles mecânico, e o meu irmão a Benfica para o ver. Vi o anúncio no jornal e lá fomos. O carro custou na altura 100 e tal contos [cerca de 500 euros]", começou por contar Daúto Faquirá, em exclusivo ao Auto ao Minuto.

"A caixa de velocidades era na parte de cima, perto do tablier, e o vendedor disse que tinha um problema. A terceira saltava. Então eu tinha que meter a mudança e ficar lá com a mão… só largava quando metia a quarta (risos). O meu amigo mecânico disse que não era nada de especial e lá comprei o carro. Entretanto fui a outro mecânico amigo meu para ver qual era o arranjo daquilo. O problema ficou resolvido e paguei 90 contos! Nunca mais me esqueço… Ou seja, o arranjo da caixa ficou quase tão caro como o próprio carro (risos)", revelou o treinador de futebol.

Notícias ao Minuto

Como já dissemos, este Renault 4L deixou várias memórias a Daúto Faquirá. No entanto, estas não ficam por aqui e o técnico teve mesmo de despender de mais algum dinheiro neste modelo que, recorde-se, foi lançado pela marca francesa no ano de 1961.

Conforme entro no cruzamento, vem um carro do outro lado e olha… Foi o guarda-lama, foi tudo!"Andava no exército na altura, tinha a carta há pouco tempo, e uma vez dei boleia a um colega e num cruzamento perguntei-lhe. ‘Olha, vê lá se desse lado posso ir’. ‘Por aqui podes ir’. Eu meti o carro e conforme entro no cruzamento, vem um carro do outro lado e olha… Foi o guarda-lama, foi tudo! Nem os meus pais sabem, nunca lhes contei isto. Levei-o a um bate chapas para arranjar o carro e foram mais 50 contos", revelou.

Antes de finalizar, Daúto Faquirá recordou connosco uma última curiosidade sobre o Renault 4L. É que até no momento da venda houve algo que ficou para contar.

"Anos depois vendi-o a um colega da faculdade. O tempo passou, entretanto já dávamos aulas, e fui a um evento de desporto escolar, onde me cruzei com esse meu colega a quem tinha vendido o 4L. E ele diz-me assim: ‘Olha o Daúto, o gajo que me vendeu o carro e na semana a seguir parou’. Contou-me que parou num sinal e o carro nunca mais arrancou. Poucos dias depois de eu vender o carro, ele morreu praticamente. É esta a história do meu primeiro carro (risos)", concluiu o técnico.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório