Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Mazepin: "Fiquei sem o sonho pelo qual lutei durante 18 anos"

Piloto russo revelou que soube da rescisão de contrato quando a mesma foi noticiada pela imprensa.

Mazepin: "Fiquei sem o sonho pelo qual lutei durante 18 anos"
Notícias ao Minuto

11:11 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Auto Fórmula 1

A Haas decidiu rescindir com Nikita Mazepin e informou a decisão no passado sábado. Esta quarta-feira, numa conferência de imprensa internacional, Nikita Mazepin reagiu pela primeira vez ao afastamento da Fórmula 1 e não escondeu a tristeza pela forma como tudo aconteceu.

"Não houve uma razão legal para a equipa terminar o contrato a partir do momento em que a FIA me deixava correr com a bandeira neutra. Eu aceitei ser neutro, queria assinar uma carta a dizê-lo, mas não me deram tempo. Fiquei sem o sonho pelo qual lutei durante 18 anos da minha vida", começou por afirmar o piloto russo, que acredita que as razões para o seu afastamento vão para além da invasãoe dos ataques russos à Ucrânia.

"A decisão da Haas de terminar o contrato unilateralmente não foi tomada por causa de sanções, por uma autoridade desportiva, por mim, pelo meu pai ou pela sua companhia. E eu não creio que isso seja bom", afirmou.

Mazepin não quis falar do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, ressalvando apenas que estes "são tempos difíceis" e que tem amigos em ambos os lados".

Sobre o momento do anúncio, Mazepin não escondeu a surpresa por não ter sido informado.

“Quando estávamos a analisar a carta da FIA e analisar as opções, porque havia muitas cláusulas, na manhã seguinte recebi a rescisão do meu contrato. Não houve qualquer tempo de dizer 'sim' para [para aceitar correr com bandeira neutra], porque acabei demitido. Fiquei a saber da rescisão ao mesmo tempo em que foi divulgada à imprensa", frisou.

Nikita Mazepin revelou que nunca mais falou com Gunther Steiner, chefe de equipa da Haas, desde o último dia de testes em Barcelona e que apenas recebeu telefonemas de quatro pilotos da grelha: Sergio Pérez, Valtteri Bottas, Charles Leclerc e George Russell. Questionado sobre um eventual regresso á Fórmula 1, o russo não deixou margem para dúvidas.

"Não vejo a Fórmula 1 como um capítulo passado, vou manter-se fisicamente apto para o caso de aparecer uma oportunidade. Não olho para outras categorias", adiantou.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório