Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Nissan tem funcionários que são pagos para cheirar automóveis

Ryunosuke Ino lidera uma equipa que analisa os diferentes odores de cada carro novo durante três dias.

Notícias ao Minuto

12:14 - 14/02/22 por Notícias ao Minuto

Auto Nissan

Pode parecer estranho, mas é a verdade. A Nissan tem trabalhadores que a sua única função é avaliar os odores dos automóveis produzidos pela marca, e deu a conhecer Ryunosuke Ino, o chefe de equipa dos 'cheiradores' de carros. Sim, foi o nome nos veio primeiro à mente, mas o desígnio oficial é o 'Nose of Nissan', que em português se traduz para 'nariz da Nissan'.

Ryunosuke Ino lidera uma equipa de experts que durante três dias avaliam e aprovam os diferentes materiais do habitáculo, não deixando nada por... cheirar: bancos, encostos de cabeça, porta-luvas, palas de sol, tablier. Não há mesmo nada que fique com o cheiro por avaliar, segundo é dito no vídeo acima partilhado pela Nissan.

"O cheiro é um fator importante para uma experiência confortável dentro de um carro, e a Nissan é muito exigente nesse aspeto. Os passageiros geralmente sentem o cheiro da coisa mais próxima, por isso é importante que experimentemos de todos os bancos", afirmou Ryunosuke Ino.

Para a realização desta função, Ino explica também que é preciso alguma preparação.

"Na véspera do check-up, procuro não comer pratos com alho e alimentos com cheiro forte", contou. Além disto, a farda da Nissan que utiliza é limpa sem o uso de detergente para que fique neutro e não influencie as suas impressões.

Os testes são realizados em sessões que duram entre três a cinco minutos. Isto porque o olfato rapidamente habitua-se ao ambiente e perde a sensibilidade para distinguir cheiros com facilidade.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório