Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Adblue já escasseia e transporte de mercadorias pode falhar

Presidente da ANTRAM revela que o aditivo para o diesel "custa três vezes mais, face ao período antes do verão".

Adblue já escasseia e transporte de mercadorias pode falhar
Notícias ao Minuto

09:35 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

Auto Adblue

O gás e a eletricidade aumentaram os seus preços e como consequência disso três dos maiores produtores europeus de Adblue suspendessem temporariamente a sua produção. O que se traduz, claro, num aumento dos preços e em seguida à escassez do produto.

Em declarações à TSF, o presidente da ANTRAM [Associação Nacional de Transportadores Públicos de Mercadorias], Pedro Polónio, revelou que o Adblue já começa a faltar em alguns pontos de abastecimento. 

Porém, antes de irmos às suas declarações, importa realçar que o Adblue é um aditivo que é obrigatório nos automóveis com motores diesel mais recentes, que visa reduzir as emissões poluentes.

"Neste momento o Adblue custa, face ao período antes do verão, três vezes mais, o que implica para as empresas de transporte um custo superior a 100 euros por mês só para Adblue. Em termos do abastecimento começamos a notar algumas dificuldades em Portugal e em Espanha e já houve dias de rutura", contou.

"Hoje, mais de 70 a 80% da frota já utiliza AdBlue e, não havendo possibilidade de abastecimento do AdBlue, isso implicará a paragem das viaturas, uma vez que, sem AdBlue, estão tecnicamente preparadas para pararem. Além disso, existe legislação europeia que obriga a que uma viatura certificada como Euro 6, por exemplo, tenha de estar a consumir AdBlue, sob pena de estar a incumprir esta certificação. Portanto, a escassez e interrupção da cadeia de abastecimento de AdBlue implicará paragem de viaturas", acrescentou.

Além do presidente da ANTRAM, também Carlos Ramos, presidente da Federação Portuguesa do Táxi, afirmou à mesma rádio que a Renault, por exemplo já se recusa a vender Adblue.

"Em contacto com eles, soubemos que estão a reservar este produto só para carros das marcas deles. Não estão a vender a ninguém, é só para consumo interno", revelou.

Por fim, António Comprido, secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, enalteceu que ainda não se vive um período de escassez, mas que já se confirma algumas dificuldades no abastecimento de AdBlue por parte de alguns postos de combustível, assim como a crescente subida do preço deste aditivo.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório