Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Automóvel a gastar muito? Siga estas cinco dicas para poupar combustível

Tome nota de alguns comportamentos que podem ajudá-lo a economizar algum dinheiro a longo prazo.

Automóvel a gastar muito? Siga estas cinco dicas para poupar combustível
Notícias ao Minuto

19:01 - 22/10/21 por Notícias ao Minuto

Auto Combustível

O preço dos combustíveis é, infelizmente, tema de conversa dos últimos devido ao seu elevado preço em Portugal. 

Achamos, por isso, que este é o momento certo para partilhar consigo algumas dicas que poderão fazê-lo poupar vários litros de gasolina ou gasóleo a longo prazo.

1 - Não fazer descidas com o carro em ponto morto – Colocar o carro em ponto morto para poupar é um mito criado há muito tempo. Para fazer realmente o automóvel gastar menos, basta retirar o pé do acelerador e manter a mudança engrenada. Desta forma, a segurança acaba por ser maior e o consumo é menor. Com o carro desengatado, não há contacto entre o motor e as rodas, pelo que a borboleta da admissão deixa passar combustível.

2 - Reduzir a utilização do ar condicionado – Ligar o ar condicionado pode ajudar a aumentar o consumo de combustível até 30%, caso estejamos a conduzir em cidade. Já em auto-estrada aumenta em cerca de 20% esse mesmo consumo.

3 - Adotar uma condução ‘confort’ - Quanto mais bruscamente movimentar o seu pé direito no acelerador, pior. Acelerações calmas e trocas de mudanças às 2.000/2.500 rpm são o indicado para não esforçar o motor, que consequentemente pode vir a fazer consumos com os quais não ficará satisfeito.

4 - Não optar pelo cruise control – Se ligarmos esta função até podemos poupar combustível mas… não numa subida. O sistema mantém a pressão da aceleração constante. E compensa deixar de acelerar pouco antes de atingir o topo.

5 - Calibrar os pneus com a pressão certa – Manter a pressão certa nos pneus vai ajudá-lo a reduzir as despesas com o combustível. Isto porque quanto menor for a pressão dos pneus, maior será o consumo de gasolina ou gasóleo. Deve verificar o ar dos seus pneus uma vez por mês.

Leia Também: Pedro Matos, o português por detrás do título mundial de Hauger na F3

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório