Ford vai construir duas fábricas de baterias para carros elétricos

A construtora automóvel Ford está a formar uma empresa conjunta ('joint-venture') com um dos seus fornecedores de baterias, para construir duas fábricas para produzir baterias para 600 mil veículos elétricos por ano, até meados desta década.

Notícia

© iStock

Lusa
21/05/2021 06:49 ‧ 21/05/2021 por Lusa

Auto

Ford

 

O acordo com a SK Innovation of Korea, anunciado quinta-feira, pode provocar um confronto com a United Auto Workers (UAW), que emitiu um comunicado onde defende que a Ford tem uma obrigação moral de garantir que os trabalhadores da nova fábrica vão receber salários acordados com os sindicatos.

A UAW e o presidente dos EUA, Joe Biden, têm advogado a preferência por empregos sindicalizados em novas fábricas, à medida que o país faz a transição dos veículos a gasolina para outros, elétricos. Esta questão deve estar presente nas negociações, à escala nacional, que a UAW vai negociar para 2023.

A empresa conjunta, chamada BlueOvalSK, é o início do plano da Ford de integrar verticalmente partes essenciais da cadeia de produção do veículo elétrico. As empresas assinaram um acordo, mas desconhecem-se pormenores sobre a repartição do capital e a localização das unidades fabris.

A SK Innovation já tem uma fábrica de baterias em Commerce, no Estado da Geórgia, e quer expandir a sua produção na Europa e na China.

O anúncio foi feito quando decorre um confronto entre a SK Innovation e a LG Energy Solution, por espionagem industrial. A Comissão do Comércio Internacional dos EUA decidiu em fevereiro que a SK roubou dois segredos da LG Energy, e que deveria ser impedida de importar, fazer ou vender baterias nos EUA durante 10 anos. A decisão deu quatro anos à SK para fazer baterias para a Ford.

Mas a disputa foi resolvida em abril, quando a SK aceitar pagar 1,8 mil milhões de dólares, acrescidos de direitos, cujo montante não foi revelado.

 

Leia Também: Ford apresentou a F-150 Lightning, a nova carrinha elétrica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas