Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

BMW iX é o novo carro elétrico da marca com 600km de autonomia

A chegada está prevista para o final de 2021.

Depois de muita antecipação e expetativa da parte dos fãs da BMW e aficionados de veículos eletrificados, a marca alemã apresentou hoje finalmente o seu novo carro elétrico, o BMW iX.

O iX é descrito como sendo totalmente elétrico, automático e conectado” e apresenta um design que a BMW diz querer “redefinir o conceito de Sports Activity Vehicle (SAV)”. O BMW iX ainda mantém alguns traços da sua versão ‘concept’ - a grelha é um sinal claro disso - com a marca alemã a ter como foco a experiência dos ocupantes do veículo. O design minimalista do exterior surge associado às funcionalidades do interior que prezam a segurança e o conforto.

A BMW fez questão de reduzir os controlos ao meramente essencial, não querendo distrair o condutor do volante de formato hexagonal que tem diante de si. Como apoio está o ecrã curvo com toda a informação que o condutor possa precisar.

No que diz respeito ao desempenho do BMW iX, este carro tem dois motores elétricos capazes de uma potência máxima de 370kW, o equivalente a 500 cavalos de potência. Ao mesmo tempo, a BMW quis garantir eficiência energética, com a marca alemã a indicar que o iX é capaz de 21 kWh por 100 Km no ciclo de teste WLTP. A empresa adianta ainda que o BMW iX será capaz de percorrer 600km com uma única carga. Sobre o abastecimento de energia, a BMW equipou o iX com um carregamento rápido até 200kW, o que permite recarregar entre 10% a 80% da sua carga em menos de 40 minutos. Aliás, de acordo com a BMW será possível percorrer 120km com uma carga de apenas 10 minutos.

Até aqui o BMW iX tem tudo para se colocar como um dos grandes carros elétricos dos próximos tempos mas a marca alemã está consciente de que é preciso mais para garantir o seu espaço neste mercado. É por isso que a marca alemã integrou um novo kit de ferramentas tecnológicas, o que se pretende servir de base para um progresso significativo na área da condução autónoma.

“O BMW Group está constantemente a realizar um esforço para se reinventar. Esse é um elemento central da nossa estratégia corporativa”, afirma o presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse, em comunicado. “O BMW iX representa essa abordagem de uma forma extremamente concentrada”.

A produção do BMW iX está prevista começar no segundo semestre do próximo ano e a marca alemã espera lançá-lo antes do final de 2021.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório